Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5084
Título: A Cidade dos Sífragos
Outros títulos: tentativa de reescrita da sinfonia 4 33 de John Cage
Autor: Rodrigues, Carlos Miguel Fernandes
Orientador: Santos, Paula Mota
Campelo, Álvaro
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: No âmbito deste trabalho de investigação sobre o som na cidade do Porto, elegemos a Antropologia Visual como quadro de referências metodológicas para etnografar a cidade na atitude própria de quem quer realizar documentos audiovisuais sobre ela e para analisar um conjunto de filmes de ficção e documentário rodados, no Porto, durante o século XX. No entanto, a observação ou pesquisa de sonoridade e de estados acústicos urbanos não se socorreu apenas do audiovisual, mas também da teoria antropológica, da acústica, da literatura, da monografia, da ensaística, da imprensa. Para além disso, elaboramos um método de observação acústica voltado para a realização de filmes através da utilização de uma investigação etnosonográfica dos lugares adequada à formulação audiovisual de documentos e também para a caracterização sonora das cidades. Foi com este quadro teórico e metodológico que nos interrogamos acerca das características da sonoridade urbana da cidade do Porto, levantamos a questão de se poder admitir que os efeitos sonoros exerçam influências, provocando alterações sobre o viver e a saúde dos cidadãos e sobretudo sobre o crescimento das crianças que nela habitam, perguntando se será possível que numa sociedade com origem em crianças sífragas resulte alteração nas tipologias de cidadão e de cidadania. Com esta investigação depreendemos que os sons da cidade se integram na história sonora do planeta, e avançamos organizando um quadro em que, através do conceito metáfora Oceano Universal Pansonoro, enumeramos e explicamos as possíveis idades sonoras da terra. Correlacionando as idades sonoras da terra com a história da evolução tecnológica e considerando outras variáveis como a densificação demográfica e a tipologia da arquitetura urbana, enumeramos e classificamos as sonoridades e sociofonias em quinto janelas virtuais de escuta histórica. O estudo revelou ainda a existência de uma cultura de não escuta e a inexistência de discriminação sonora urbana, ficando as etnografias reduzidas a dialogias com pouco discriminação e aos fatalismos acústicos omnipresentes. Por este motivo, foram apontados, sob formato de propostas e sugestões, o que chamamos de Convenção Cívica para a Sonoridade Urbana e uma arquitetura urbana virada para construção de monumentalidades não só visuais mas também acústicas, a partir da arquitetura de Cister.
In the scope of this research work about the sound in Porto town, we elected the Visual Anthropology as a methodological references framework aiming to ethno graph the city in an adequate attitude of the one who wants to produce audiovisual documents about it and analyze a set of fiction and documentary films shot in Porto, during the twentieth century. However, the observation or sonority research and urban acoustic states did not recur only to the audiovisual, but also to the anthropological theory, acoustics, literature, monographs, essays, press. Furthermore, we developed a focused acoustic observation method directed towards films making/producing by using ethnosoundgraphyc investigation of places adequate to audiovisual formulation of documents and also to the sound characterization of cities. It was within this theoretical and methodological framework that we asked ourselves about the characteristics of the urban sound of Porto, we raised the question of whether to accept that the sound effects eventually exercise influences, provoking changes on the living and health of citizens and especially on the growth of the children who live there, wondering whether it is possible that in a society originating from sífragas children may result in a change in citizen and citizenship typologies. With this research we inferred that the sounds of the city are integrated in the sound history of the planet, and we moved forward/advanced organizing a framework in which, through the metaphorical concept of Oceano Universal Pansonoro, we listed and explained the possible sound ages of the earth. Correlating sound ages of the earth with the history of technological evolution and considering other variables such as demographic densification and the typology of urban architecture, we enumerate and classified the sounds and socio phonies according to virtual windows of historical listening. The study also revealed the existence of a non-listening culture and the inexistence of urban sound discrimination, staying the ethnographies reduced to dialogizes with slight discrimination and to ubiquitous acoustic remaining fatalisms. Therefore, they have been appointed, under proposals and suggestions format, what we call the Civic Convention for the Urban Sonority and also, an urban architecture turned to the building of monumentalities not only visual but also acoustic, according Cistercian’s basics of architecture.
Dans le cadre de ce travail de recherche sur le son dans la ville de Porto, nous avons adopté l'Anthropologie Visuelle en tant que cadre de références méthodologiques pour faire l'ethnographie de la ville dans une attitude de celui qui en veut réaliser des documents audiovisuelles et pour analyser un ensemble de films et documentaires tournés, à Porto, pendant le XXe siècle. Cependant, l'observation ou la recherche de sonorité et d'états acoustiques urbains ont été faites grâce à l'audiovisuel mais aussi à la théorie anthropologique, à l'acoustique, à la littérature, à la monographie, à l'essai, à la presse. En plus, nous avons créé une méthode d'observation acoustique orientée vers la réalisation de films à travers l'utilisation d'une recherche ethnosonographique des lieux appropriée à la formulation audiovisuelle de documents et aussi vers la caractérisation sonore des villes. C'est avec ce cadre théorique et méthodologique que nous nous sommes questionnés sur les caractéristiques de la sonorité urbaine dans la ville de Porto, sur la possibilité d'admettre que les effets sonores aient des influences, qui provoquent des changements au niveau de la vie et de la santé des citoyens et notamment sur la croissance des enfants qui y habitent, en nous demandant s'il sera possible que dans une société ayant origine dans des enfants sífragas, il y ait du changement dans les typologies de citoyen et de citoyenneté. Avec cette recherche nous avons compris que les sons de la ville s'intègrent dans l'histoire sonore de la planète et nous avons avancé en organisant un cadre où, via le concept métaphore Océan Universel Pansonore, nous avons inventorié et expliqué les possibles âges sonores de la terre. En mettant en corrélation les âges sonores de la terre avec l'histoire de l'évolution technologique et en considérant d'autres variables telles que la densification démographique et la typologie de l'architecture urbaine, nous avons énuméré et classé les sonorités et les sociophonies selon des fenêtres virtuelles d'écoute historique. L'étude a révélé aussi l'existence d'une culture de la non-écoute et l'inexistence de discrimination sonore urbaine, en demeurant les ethnographies réduites à des dialogies ayant peu de discrimination et aux fatalismes acoustiques omniprésents. C'est pourquoi, nous avons nommé, sous un format de propositions et de suggestions, la Convention Civique pour la Sonorité Urbaine et une architecture urbaine orientée vers la construction de monumentalités tant visuelles qu’acoustiques, à partir de l'architecture de Cister.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Antropologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/5084
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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