Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5067
Título: A perceção do paciente sobre os cuidados médico-dentários durante a consulta médico-dentária
Autor: Carvalho, Marta Maria Lopes de
Orientador: Bulhosa, José Frias
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Com este trabalho de investigação pretendemos compreender a perceção do paciente sobre os cuidados médicos dentários durante uma consulta odontológica. O estudo situa-se no paradigma de investigação qualitativa, seguindo uma orientação fenomenológica. O estudo é do tipo exploratório e descritivo e envolveu dezasseis pacientes, selecionados intencionalmente numa amostragem não probabilística. O contexto de estudo foi a clínica pedagógica da faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa do Porto. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, os participantes deste estudo percecionaram atributos pessoais e profissionais do médico dentista, o fator económico, o menor tempo de espera para consulta e o tipo de materiais utilizados como dimensões presentes num atendimento médico dentário com qualidade. A maioria dos entrevistados salientou um impacto positivo do profissional na sua qualidade de vida, relatando como os cuidados mais valorizados: a relação de ajuda, um bom diagnóstico clínico, o empenho do profissional, um bom resultado final, a ausência de dor e procedimentos técnicos como o tratamento de doença cárie dentária. Os cuidados médicos-dentários menos valorizados foram os procedimentos técnicos como extrações, a arrogância dos profissionais, um tempo de espera prolongado e um preço elevado da consulta. Fica evidente ao longo deste estudo a necessidade de uma maior individualização dos cuidados médicos-dentários. Sugere-se que o médico dentista estabeleça com o paciente uma relação de ajuda, procurando uma comunicação terapêutica bem sucedida. With this investigation work it was our aim to understand the patient’s perception about oral health care during a dental consultation. This study stands on a qualitative approach, following a phenomenological orientation. It is of an exploratory and descriptive type and it involved sixteen patients, intentionally selected in a non-probabilistic sample. The background of this study was the pedagogical clinic of the “Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa”, in Oporto. Data management was done through subject analysis technique. From the results, we can realise that the participants in this study perceived personal and professional attributes of the dentist doctor, the economic factor, the shorter waiting time for the consultation and the type of materials used as dimensions present in a quality medico dental attendance. The majority of the interviewed stressed the positive impact of the professional in their quality of life, pointing out as the most valued care: the helping relationship, a good clinical diagnosis, the professional commitment, a good final result, the absence of pain and the technical procedures such as the treatment of dental caries disease. The least valued oral health care were the technical procedures such as extractions, the arrogance of some professionals, a long waiting time and the high price of the consultations. Viewing this study, it is clear that there is a need of individualizing oral health care. We suggest that the dentist doctor establishes a helping relationship with the patient, searching for a successful therapeutic communication.
Descrição: Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
URI: http://hdl.handle.net/10284/5067
Aparece nas colecções:FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado

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