Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5016
Título: Os problemas comportamentais associados ao insucesso escolar em escolas da Unidade Orgânica de Rabo de Peixe
Outros títulos: estudo de caso
Autor: Alves, Paula Cristina da Silva
Orientador: Coelho, Fátima
Saavedra, Luísa
Palavras-chave: Problemas de comportamento
Insucesso escolar
Behavior problems
School failure
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Com o objetivo de identificar os principais tipos de problemas de comportamento existentes nas salas de aula e de compreender se todos os alunos com insucesso escolar apresentam problemas comportamentais, o presente estudo procura aprofundar a perceção de algumas das crianças e de alguns dos professores que integram a Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, ilha de S. Miguel, Região Autónoma dos Açores acerca dessa problemática. Trata-se de um estudo correlacional de caráter misto. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foi realizado um estudo, que envolveu quatro turmas do 1º ciclo do ensino básico, duas com um baixo rendimento escolar e duas com um bom rendimento escolar, e os respetivos professores, um total de 72 alunos e de 4 professores, tendo sido aplicadas a Escala de Disrupção Escolar Professada (EDEP) e a Escala de Disrupção Escolar Inferida (EDEI), elaboradas por Veiga (2001). As conclusões indicam que existe uma maior frequência nos problemas de comportamento do fator distração-transgressão. Os comportamentos mais evidenciados nas duas escalas constituem a falta de pontualidade e a falta de obediência aos professores e também a distração nas aulas e o falar sem autorização. Os problemas comportamentais e o mau rendimento escolar dos alunos estão correlacionados, assim como o seu baixo rendimento escolar e os seus comportamentos disruptivos. Sugerem, de igual modo, que o meio familiar é apontado pelos professores como a principal causa dos problemas de comportamento. Sugerem, de igual modo, que o meio familiar é apontado pelos professores como a principal causa dos problemas de comportamento.
With the purpose of identify the main behavior problems that exist in the classrooms, and clarify if all the pupils with school failure have these same behavior problems; this study will try to analyze the perception of some of the children and some teachers who attend the “Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe”, in S. Miguel island, Azores, Portugal, concerning this problematic. So, one has defined three main questions:  Do all the pupils with school failure have behavior problems?  What are the behavior problems that teachers have to face in the classroom?  Is the familiar environment related with the existing behavior problems? The discussion contributes to theorize and to clarify the concepts of behavior problems and failure in a specific school context. The adopted methodology is related with a quantitative and qualitative approach. It was developed a study that involved four groups of Primary School; two of them with low academic performance and two with good scholar performance, with a total of 72 students and 4 teachers, having been applied the Scholar Disruption Scale Professed by Students (EDEP) and the Scholar Disruption Scale Inferred by Teachers (EDEI), elaborated by Veiga. (2001). The conclusions indicate that exist a bigger frequency in the behavior problems associated with the factor distraction-transgression. The most evident behaviors, in both scales, are the lack of punctuality, the lack of obedience towards teachers, the disturbance during lessons and also students chatting without teacher´s permission. Behavior problems and bad school results are correlated, as well as bad school results and disruptive behaviors. Similarly, suggest that familiar environment is referred, by teachers, the main cause of behavior problems.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/5016
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese Paula Alves.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.