Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4998
Título: O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor
Outros títulos: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores
Autor: Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva
Orientador: Saavedra, Luísa
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa
Pedagogia Diferenciada
Sucesso Escolar
Cooperative Learning
Differentiated Pedagogy
School Success
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE), tem vindo a ganhar particular importância nas escolas. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é compreender se a aprendizagem cooperativa através de práticas pedagógicas diferenciadas influenciam o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Através da aplicação de um questionário aos docentes do 1º, 2º e 3ºciclos do ensino básico e ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa- Açores, propusemo-nos identificar as dificuldades sentidas pelos professores de forma a perceber os problemas existentes e de algum modo contribuir para melhores soluções pedagógicas. Neste trabalho de cariz descritivo foi utilizada uma metodologia mista na qual teve como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário com questões fechadas e abertas. As conclusões indicam que os professores utilizam a aprendizagem cooperativa e a pedagogia diferenciada como estratégias pedagógicas em sala de aula e que estas ajudam a responder às necessidades individuais, contribuindo para o sucesso dos alunos. Contudo, mostraram-se descontentes com a formação inicial sendo esta insuficiente para responder às necessidades individuais dos alunos. The inclusion of children with special educational needs (SEN) has gained particular importance in schools. Therefore, the aim of this study is to understand if the cooperative learning through differentiated pedagogical practices influence school success of students with special educational needs (SEN). Through the application of a survey to Elementary and High School teachers of a School in Santa Cruz of Graciosa - Açores, I intend to identify the difficulties felt in order to describe the real problems and, in a certain way, searching the best pedagogical solutions. In this descriptive work it was used a combined methodology, which had as data collection instrument a survey by questionnaire with closed and open questions. The results indicate that teachers use cooperative learning and differentiated pedagogy as teaching strategies in the classroom and that helps to respond to individual needs, thus contributing to the success of the students. However, they were not satisfied with the initial training, being insufficient to respond to individual needs.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4998
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_NatérciaBettencourt.pdfDM_NatérciaBettencourt2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.