Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4996
Título: Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
Autor: Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha
Orientador: Saavedra, Luísa
Palavras-chave: Expectativas
Escola
Encarregados de educação
NEE
Finalidades
Futuro
Expectations
School
Parents
SEN
Purposes
Future
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar quais as expectativas face à escola dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais (NEE), de duas escolas: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond e da Escola Secundária Vitorino Nemésio, que frequentam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, na ilha Terceira. A metodologia adotada teve por base uma abordagem mista, contemplando metodologias do tipo quantitativo e qualitativo, com um questionário adaptado de Sanches (2007) e Araújo (2008), que foi utilizado para identificar as expectativas dos encarregados de educação face à escola. Foram inquiridos 278 encarregados de educação, sendo 142 encarregados de educação da Escola Secundária Vitorino Nemésio e 136 encarregados de educação da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond. As conclusões indicam que a maioria dos indivíduos da amostra afirma ter-se deslocado à escola entre uma e três vezes durante o ano letivo e que a iniciativa dessa ida à escola partiu dos encarregados de educação, indicando que estes têm uma participação ativa na escola. Pode concluir-se também que a escola ideal, para os encarregados de educação, deve desenvolver competências no sentido de preparar para a integração dos jovens na sociedade, para a inserção do mercado de trabalho e para a construção de cidadãos responsáveis, justos e íntegros. No que se refere às expectativas as famílias evidenciaram expectativas elevadas em relação às finalidades da escola, colocando nesta instituição a esperança de um futuro promissor para os seus filhos.
This study main goal is analyze what are the expectations regarding the school from parents of students, with and without special educational needs (SEN), of two schools: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond and Escola Secundária Vitorino Nemésio, which attend the 2nd and 3rd cycles of primary and secondary school education, in Terceira Island. The adopted methodology was based on a mixed approach, covering methods of quantitative and qualitative types, with a questionnaire adapted from Sanches (2007) and Araújo (2008), which was used to identify the expectations of parents regarding the school. 278 parents were surveyed, 142 were from Escola Secundária Vitorino Nemésio and 136 parents from Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond. The findings indicate that most of the sampled individuals stated that went to school between one and three times during the current school year, and the initiative of going to school departed from parents, indicating that they have an active participation in school. It can be concluded also that the ideal school for parents should develop skills to prepare young people for integration into society, for entering the labor market and to build responsible citizens, fair and complete. Concerning the expectations, families showed high expectations related to school purposes by placing in this institution the hope for a promising future for their children.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4996
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Patricia Oliveira.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.