Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4990
Título: Estudo comparativo sobre as intenções e formas de comunicação usadas por crianças residentes em núcleo familiar natural e em centros de acolhimento temporário
Autor: Barreira, Ana Rita da Silva
Orientador: Maia, Fátima
Manso, M. Conceição
Palavras-chave: Desenvolvimento
Linguagem
Gestos
Ambiente
Development
Language
Gestures
Environment
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo objetiva a observação e comparação das intenções e das formas de comunicação mais usadas nas funções de comunicação Regulação do Comportamento e Interação Social, em crianças residentes em Núcleo Familiar Natural (NFN) e em Centro de Acolhimento Temporário (CAT), nas faixas etárias entre os 12 e os 36 meses de idade. A amostra foi constituída por 50 crianças, repartindo-se em igual número por ambos os ambientes. A recolha dos dados foi obtida num único momento, com a interação entre pesquisador e criança. A análise dos dados foi realizada com recurso ao programa SPSS® IBM© Statistics e contagem manual. O resultado da pesquisa permitiu compreender algumas diferenças entre os grupos estudados: as crianças residentes em CAT evidenciaram mais uso da função interação social; tanto as crianças residentes em NFN, como as residentes em CAT, usaram mais a função de comunicação regulação do comportamento e, as crianças residentes em CAT demonstraram um menor desenvolvimento dos meios simbólicos. As intenções comunicativas mais usadas na função do regulamento do comportamento para ambos os ambientes foram “pede comida/objetos desejados” e “protesta/recusa objetos/comida não desejada”. As formas de comunicação mais usadas nesta função foram a nível pré-simbólico as expressões faciais e o contacto ocular e a nível simbólico as palavras isoladas e as combinações de palavras, embora esta última com menos expressão. Ao nível da função comunicativa interação social verificou-se que a intenção mais usada no ambiente CAT foi claramente “pede conforto”, seguindo-se das intenções “toma a vez” e “pede jogos sociais”. No ambiente NFN as mais usadas foram “pede jogos sociais”, “saúda” e “pede conforto”. As formas de comunicação também mais usadas a nível pré-simbólico as expressões faciais e o contacto ocular e a nível simbólico as palavras isoladas e as combinações de palavras. The aim of this study is to oberve and compare communication intentions and forms mot commonly used in Behaviour Regulation and Social Interaction, in children living in Natural Familiy Nucleous (NFN) and Temporary Foster Centre (TFC), in the age groups between 12 to 36 months of age. Sample was constituted by 50 children, being split in equal mumbers for both environments. Data collection was obtained in a single moment between the researcher and the participant children. Data analysis was performed using SPSS® IBM© Statistics and manual couting. Results from this study allowed understand some differences between groups: Children living in TFC showed more use of social interaction function: both children from TFC and NFN applied more the behaviour regulation communication function, and children from TFC revealed less development of symbolic means. The comunicative intentions more used in the in behaviour regulation function for both groups were “requests for food/objects” and “protests/refuses food/objects not desired”. The most common communicational forms utilized in this function were , at a pre-symbolic level, facial expressions and eye contact, and at a symbolic level, isolated words and word combinations, although the latter in minor frequency. At the level of communicative function social interaction it was observed that the most common intention used in TFC environment was “confort request”, followed by the intentions “takes his turn” and “requests social games”. In NFN environment also “requests social games”, “saluts” and “confort request” were the most commons. The communication forms more used at a pre-symbolic level were the facial expressions and eye contact, and at a symbolic level isolated words and word combinations.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Terapêutica da Fala, área de especialização em Linguagem na criança
URI: http://hdl.handle.net/10284/4990
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_15254.pdfDM_152541,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.