Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4986
Título: Compreensão da terminologia legal pelas crianças dos 6 aos 13 anos
Autor: Morais, Joana Rodrigues
Orientador: Sacau, Ana
Palavras-chave: Crianças
Terminologia legal
Compreensão
Children
Legal terminology
Comprehension
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente investigação foi realizada no âmbito do projeto de investigação intitulado “As crianças e a justiça: análise da compreensão das crianças da terminologia legal e os processos judiciais”, financiado pela FCT (PTDC/MHC-PAP/3646/2012) e por fundos europeus através do programa COMPETE. A inquirição da criança em sede de tribunal é uma prática cada vez mais habitual, devido ao aumento do número de situações em que as crianças contactam com a justiça. Diversos estudos têm realçado o facto de a linguagem utilizada durante a inquirição das crianças estar muito acima do nível de compreensão das mesmas. Neste sentido, têm surgido várias legislações que chamam à atenção para a necessidade de adaptação da linguagem à criança. Assim, de forma geral, a presente investigação pretende analisar a compreensão da terminologia legal pelas crianças. Utilizando uma metodologia mista, isto é, qualitativa e quantitativa, entrevistaram-se 322 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos. Constatou-se que as crianças não compreendem a maior parte da terminologia jurídica. Os resultados apontam que a compreensão dos termos legais varia em função do ano de escolaridade. Contudo, não se identificou uma relação significativa entre a compreensão das crianças e o sexo, o contacto prévio com a justiça, a presença de familiares com profissões relacionadas com a justiça, ou a visualização de series relacionadas com a justiça.
This research was developed within the research project “Children and Law: the analysis of children’s comprehension about legal terminology and court proceedings”, funded by FCT (PTDC/MHC-PAP/3646/2012) and European funds through COMPETE Program. The child’s hearing in court is an increasingly common practice, due to increased number of cases that children are involved with judicial system. Several studies have been emphasized the fact that the language used during the children’s hearing is far above the level of children comprehension. Thus, have been emerged many legislations that highlight that language appropriate to children’s age and level of understanding should be used. Thus, in general, this research aims was to analyse the children comprehension about legal terminology. Using a mixed methodology, i.e., qualitative and quantitative, 322 children aged 6 to 13 years-old were interviewed. It was verified that children do not understand the majority of legal terms. On the other hand, results show a significant schooling related effect. However, the results show no significant relation between children comprehension and sex, previous contact with justice, family members in jobs linked to judicial system, or the tv series viewing on subject matter related to justice.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica
URI: http://hdl.handle.net/10284/4986
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Joana Morais.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.