Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4984
Título: Cooperação empresarial
Outros títulos: o caso Aerosoles
Autor: Leite, Eduardo Manuel de Almeida
Orientador: Gomes, João
Ferreira, Luís
Data de Defesa: 2003
Editora: [s.n.]
Resumo: A arquitectura económica mundial alterou-se substancialmente nas duas últimas décadas, sendo actualmente caracterizada pela mudança, desmaterialização e globalização. Neste quadro, as empresas deparam-se com crescentes dificuldades de adaptação que afectam o seu comportamento e fazem ressaltar a necessidade de cooperação. Cooperar significa instituir relações privilegiadas entre empresas na procura conjunta de inovações que possam contribuir para alcançar um objectivo comum. O conceito é suficientemente abrangente, podendo ir desde o aprofundamento duma simples relação fornecedor-cliente até ao desenvolvimento de estruturas de mercados baseadas no estabelecimento de redes de empresas. No entanto, os casos mais típicos são as joint ventures, as fusões e aquisições, a subcontratação, o franchising e as licenças de exploração. Tendo por base o tema da cooperação definiu-se como objectivo geral do presente trabalho a análise crítica do paradigma da cooperação empresarial como método de desenvolvimento estratégico, em especial externo, na indústria portuguesa do calçado, através do estudo de um dos grupos mais representativos da referida indústria, o Grupo Aerosoles. No âmbito deste objectivo, desenvolveu-se um estudo do tipo descritivo e com uma estratégia baseada no estudo de caso recorrendo-se à entrevista, suportada por um questionário e à análise de dados secundários, como métodos de recolha de dados, sendo estes últimos obtidos a partir de fontes privadas e públicas. Os resultados do estudo à cooperação empresarial no Grupo Aerosoles revelaram a existência de dois acordos de cooperação celebrados, um entre a What’s What Portugal, Comércio e Desenvolvimento de Calçado S.A. e a Aerogroup International Inc.; e outro entre a Aeroshoes, Distribuidores de Calçado S.A., a Aerogroup International Inc. e o FIEP, Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, SGPS, S.A. Ambos os acordos de cooperação são internacionais, devido à nacionalidade das empresas parceiras (Norte Americanas) e enquadram-se no sector comercial. Conclui-se ainda neste estudo, que a cooperação não se pode dissociar do sucesso do Grupo Aerosoles. The world economic architecture has substantially altered in the last two decades, nowadays being characterized by change, dematerialization and globalization. In this picture, the enterprises come across with increasing difficulties of adaptation that influence their behaviour and makes necessity of cooperation to stand up. To cooperate means to establish preferential relation between the demands in enterprises combined with innovations that can contribute to attain a common aim. The concept is sufficiently all embracing, being able to go from the bottom of a simple relation of supplier-customer till the development of market structures based on the enterprise system establishment. Meanwhile, the typical cases are the joint ventures, the fusions and acquisitions, the sub contraction, the franchising and the licences. Having as basis the cooperation’s theme, we defined as the general objective of the present work, the critical of paradigm of enterprise cooperation as a method of strategic development, in especial external, in portuguese industry of foot-wear through a study of one of the most representative groups of the aforementioned industry, the Aerosoles Group. In the ambit of this objective, it was developed a descriptive type of study and with a strategy based on case study resorting an interview, supported by a questionnaire and from the analyses of secondary data, as gathering data methods, these last ones being obtained from private and public sources. The study results enterprise cooperation on Aerosoles Group, revealed a existence from two honoured cooperation agreements, one between the What’s What Portugal, Comércio e Desenvolvimento de Calçado S.A., and Aerogroup International Inc., and the other between the Aeroshoes, Distribuidores de Calçado S.A., The Aerogroup International Inc. and the FIEP, Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, SGPS, S.A. Both of the cooperation agreements are international, due to the enterprise’s partnership nationality (North Americans) and they put in frame the commercial sector. Yet in this study we can conclude that the cooperation cannot be dissociated from the Aerosoles Group. L’architecture économique du monde a changée substantiellement pendant les deux dernières décades et actuellement elle se caractérise par la changement, la dématérialisation et la globalisation. Dans ce milieu, les entreprises trouvent croissantes difficultés d’adaptation, lesquelles affectent sas conduite et ressautent la nécessité de coopération. Coopérer signifie instituer relations privilégiées entre entreprises dans la recherche conjoint d’innovations, lesquelles puissent contribuer pour atteindre un objectif commun. Le concept est assez suffisant, en passant dès l’approfondir d’une simple relation fournisseur client jusqu’à le développement de structures de marché, s’appuyant dans l’établissement de filets d’entreprises. Entre-temps, les situations plus typiques sont les joint-ventures, les fusions e acquisitions, le sous-traitance, franchising et les licences d’exploration. Prenant le thème de la coopération, on a défini comme objectif général du présent travail l’analyse critique du paradigme de la coopération de l’entreprise comme méthode de développement stratégique, particulièrement externe, dans l’industrie portugaise de chaussure, a travers de l’étude d’un des groups plus représentatifs de la précitée industrie, le Grupo Aerosoles. Dans le contour de cet objectif, nous avons développé un étude du type descriptif et avec une stratégie fondée dans l’étude d’un cas. Nous avons utilisé l’entrevue, supportée par questionnaire, et à l’analyse de dés secondaires, comme méthodes de recueille de dés, ces derniers obtenues à partir de sources privées et publiques. Les résultats de l’étude sur la coopération d’entreprises dans le Grupo Aerosoles ont révèles l’existante de deux accords de coopération célèbres, l’un entre What’s What Portugal, Comércio e Desenvolvimento de Calçado, S.A. et Aerogroup International Inc. ; et l’outre entre Aeroshoes, Distribuidores de Calçado, S.A., Aerogroup International Inc. et FIEP, Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, SGPS, S.A. Les deux accords de coopération sont internationales, dû à la nationalité des entreprises associées (Amérique du Nord) et ils s’encadre dans le secteur commercial. On conclu aussi de cet étude que la coopération ne peux pas être dissociée du succès du Grupo Aerosoles.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10284/4984
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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