Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4983
Título: As perceções dos docentes da educação pré-escolar sobre a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral
Autor: Loreto, Sandra Daniela Bonito
Orientador: Saavedra, Luísa
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Cerebral paralysis
Special educational needs
Inclusion
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho de investigação centra-se nas perceções dos docentes da educação pré-escolar sobre a inclusão de crianças com paralisia cerebral (PC) e foi realizado no concelho do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (RAM), em infantários e escolas de 1º ciclo com unidades de educação pré-escolar. É um estudo de caráter descritivo, não experimental, com base no método de investigação mista (quantitava e qualitativa), uma vez que o inquérito foi constituído por questões abertas e fechadas e foi utilizada uma amostra de 80 docentes da educação pré-escolar. De acordo com os dados obtidos, verificou-se que uma percentagem significativa apresenta perceções favoraveis à inclusão de crianças com PC, independentemente do tempo de serviço apresentado. Por sua vez, os docentes, com experiência com crianças com PC na sala, revelaram estar mais preparados para lidar com estas crianças. Igualmente, apresentaram perceções favoráveis em relação à diferenciação pedagógica e à importância do trabalho colaborativo com o docente da educação especial no processo de inclusão de crianças com PC, referindo também aspetos positivos da mesma, no contexto da educação pré-escolar. Para, além disso, inferiu-se que os docentes identificaram algumas dificuldades na inclusão destas crianças, nomeadamente ao nível de recursos matérias e humanos. Outra das dificuldades sentidas e referidas foi a falta de formação no dominio da PC. Por último, verificou-se que os docentes utilizam estratégias favoráveis à inclusão na sua prática educativa.
This study of investigation, which was done in Funchal, Madeira, is centred on the insight of Kinder Garden teachers, about including children with Cerebral Paralysis in Kinder Gardens and Elementary Schools as groups of Pre-school Education. It´s merely a discriptive and not an experimental study, based on the mixed investigational method (quality and quantity), seeing as the survey had sets of open and closed questions applied to 80 Kinder Garden teachers. According to the results of the survey, a vast percentage of teachers presented favourable insight a to including children with Cerebral Paralysis, independently the experience in teaching. The kindergarten teacher, who dealt with CP children, revealed that they are better prepared to deal with children with special needs. Moreover, the same group of teachers presented favourable insight as to the pedagogical differentiation and the importance of collaborative/team work with teachers for handicapped children, in the process of inclusion of CP children, inferring all the positive aspects of such a process within the Pre-school Education. Besides all this, some teachers also identified some problems related to the inclusion of these children, namely at the human and material resources level. Another problem or handicap mentioned by the teachers who did the survey, was the lack of qualification and skills to deal with and prepare teachers to handle children with CP. Lastly, the survey also showed that teachers already use strategies that are favourable to the inclusion of these children.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4983
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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