Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4981
Título: Praticas educativas parentais positivas
Outros títulos: elaboração e aplicação de um programa a cuidadoras de crianças dos 3 aos 6 anos que frequentam um Centro Comunitário do Grande Porto
Autor: Rocha, Ana Isabel Mota
Orientador: Costa, Ana
Palavras-chave: Família
Desenvolvimento dos 3 aos 6 anos
Práticas Educativas Parentais
Programas de Práticas Educativas Parentais Positivas
Family
Development of 3 to 6 years
Parental Educational Practices
Parenting Educational Positive Practices Programs
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Os programas de formação parental tornam-se excelentes oportunidades para os pais melhorarem os seus níveis de informação e as suas competências educativas, através dos quais são encontradas estratégias para ajudar na promoção do desenvolvimento das crianças (Coutinho, 2004). O presente estudo experimental centra-se na aplicação de um programa de práticas educativas parentais, onde há um grupo experimental e um grupo de controlo, em que o grupo experimental é submetido a intervenção (programa). Ambos os grupos foram avaliados em dois momentos (pré e pós teste), verificando se houve mudanças significativas nas práticas educativas parentais através de uma escala. Assim sendo, os objetivos da investigação são conhecer as práticas educativas parentais das cuidadoras das crianças que frequentam o Centro Comunitário, elaborar uma escala de avaliação das práticas educativas parentais para cuidadores(as) de crianças em idade pré-escolar que frequentam um centro comunitário, elaborar um programa de promoção de práticas educativas parentais positivas e avaliar a eficácia desse mesmo programa. Foi avaliada uma amostra de 19 cuidadoras de crianças em idade pré-escolar, de um Centro Comunitário da região de Gondomar e como materiais utilizamos a Declaração do Consentimento Informado, a Escala de Avaliação das Práticas Educativas Parentais para cuidadores(as) de crianças em idade pré-escolar e o Programa de Promoção de Práticas Educativas Parentais Positivas. Os resultados foram obtidos através de análises qualitativas e quantitativas (Wilcoxon e Mann Whitney). Todos os objetivos propostos foram conseguidos excepto a comprovação da eficácia do programa pois não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, não se podendo afirmar a eficácia do programa. Contudo, embora não haja diferenças significativas, denotou-se através da média uma pequena melhoria positiva nas práticas educativas parentais. No então, também não se pode afirmar que o programa não é eficiente, pois este resultado obtido pode dever-se a fatores externos, como a desejabilidade social, o apoio psico-educativo prestado à comunidade, entre outros.
The parental training programs become excellent opportunities for parents to improve their information levels and educative skills, through which are found strategies to help the promotion of children’s development (Coutinho, 2004). The current experimental study focuses on the application of a parental training program, where there is an experimental group and a control group, and the experimental group is submitted to an intervention (program). Either groups were evaluated in two moments (pre and post-test), verifying if it has significant changes on the parental educative practices over a scale. Therefore, the objectives of this investigation are to know the parental practices of the caregivers of children that attend the Communitarian Centre, formulate an evaluation scale of parental educative practices for caregivers of children under school age that compose the communitarian centre, create a promoting positive parental practices program and estimate de efficiency of the same project. It was evaluated a sample of 19 caregivers children in preschool of a Communitarian Centre at Gondomar’s area and as materials we use the statement of informed consent, scale of parental educative practices for caregivers of children under school age and the promoting positive parental practices program. The results were given by qualitative analyses and quantitative (Wilcoxon e Mann Whitney). All objectives proposed were achieved apart from the evidence of program effectiveness because there were not statistically significant differences between groups, so we cannot confirm the program’s competence. Although has no significant differences, it was denoted through the average a small positive improvement on the educative parental practices. However, we cannot prove that the program is inefficiency because the result achieved can owing to external factores such as social unaffecting, the psycho-educative result provided to the community, and others.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10284/4981
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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