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Título: Análise do clima autentizótico e do turnover
Autor: Costa, Celina dos Santos Pinto
Orientador: Pimentão, Cristina
Palavras-chave: Clima autentizótico
Turnover
Organizações positivas
Authentizotic climates
Positive organizations
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente investigação teve como objetivo geral avaliar qual a relação entre o clima organizacional autentizótico e a intenção de turnover, bem como analisar a relação destas variáveis com as características sociodemográficas dos operadores fabris de uma organização agroalimentar. Assim, foram explanados os conceitos de clima organizacional autentizótico e de turnover, bem como apresentada a relação existente entre estes fenómenos. A investigação desenrolou-se em dois estudos distintos. No primeiro estudo, procuramos perceber quais as razões que levaram os colaboradores a desvincular-se da organização, quais os sentimentos que estão associados a esta dinâmica e se existem diferenças em função de diferentes variáveis sociodemográficas. Concluímos que uma nova oportunidade de emprego era a principal razão de abandono da organização e que, por exemplo, os colaboradores mais velhos e com mais antiguidade na organização apresentavam uma menor probabilidade de abandonar a organização e não apresentavam opiniões e sentimentos negativos em relação à organização. No segundo estudo, procuramos perceber qual a relação existente entre o eventual clima autentizótico da organização em estudo e a intenção de abandono da organização, bem como analisar a existência de diferenças em função de diferentes variáveis sociodemográficas. Para este propósito, utilizamos a escala de clima autentizótico desenvolvida por Rego e Cunha em (2012) e 3 itens para avaliar a intenção de turnover desenvolvidos por Huang, Lawler, e Lei (2007). Constatamos a existência de uma correlação negativa entre a intenção de turnover e o clima autentizótico.
This Work’s main general objective is finding correlations between the organizational authentizotic climate and the employees' turnover intensions along with their socio demographic features inside a food-supply company. There for are described and explained both organizational authentizotic ambient and turnover concepts and specific considerations. Primarily a search was conducted to find the main reasons responsible for the leaving workers 'quitting intentions and the relation owing the socio demographic variables. New job opportunities were the main reason for younger workers’ departure, older workers with more working years inside the company revealed less probability of resigning and less negative opinions towards the company. Secondly this work headed to understand the relation between the eventual organizational authentizotic ambient and the employees’ departing intentions, in addition to relating the previous values with different socio demographic variables. In order to do so, the organizational authentizotic climate scale by Rego e Cunha (2012) was used and so as to evaluate the turnover intention a 3 item tool developed by Huang, Lawler and Lei (2007). In conclusion a negative correlation between turnover intentions and organizational authentizotic climate variables was found.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia do Trabalho e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10284/4979
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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