Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4978
Título: A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superior
Autor: Martins, Olinda
Gouveia, Luís Borges
Palavras-chave: Inforliteracia
Normas
Conceitos limiares
Bibliotecas académicas
Data: Out-2015
Editora: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD)
Citação: Martins, Olinda e Gouveia, Luís Borges - A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superior. CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 12, Évora, Portugal, 2015
Resumo: A literacia da informação no contexto de Bibliotecas do Ensino Superior é entendida, no sentido que lhe foi dado pela Association of College and Research Libraries - ACRL, como um conjunto de competências necessárias para reconhecer a necessidade de informação, tendo a capacidade de localizar, avaliar, e utilizar de forma eficaz os recursos de informação. A biblioteca deve promover um ambiente de aprendizagem com meios impressos e digitais dotando os indivíduos de competências e desenvolvendo aptidões, promovendo a partilha de informação e tornando-os mais autónomos na construção do seu conhecimento. Qual a contribuição das bibliotecas do ensino superior e dos seus profissionais, neste processo? Estarão os bibliotecários a ser reconhecidos como elemento válido no processo de ensino e aprendizagem? Estas questões foram o ponto de partida para uma reflexão que levou à implementação de um plano de infoliteracia numa instituição de ensino superior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10284/4978
Aparece nas colecções:FCT (GTRS) - Publicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
short_paperBAD2015_olinda.pdf454,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.