Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
short_paperBAD2015_olinda.pdf454.38 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A literacia da informação no contexto de Bibliotecas do Ensino Superior é entendida, no sentido que lhe foi dado pela Association of College and Research Libraries - ACRL, como um conjunto de competências necessárias para reconhecer a necessidade de informação, tendo a capacidade de localizar, avaliar, e utilizar de forma eficaz os recursos de informação. A biblioteca deve promover um ambiente de aprendizagem com meios impressos e digitais dotando os indivíduos de competências e desenvolvendo aptidões, promovendo a partilha de informação e tornando-os mais autónomos na construção do seu conhecimento. Qual a contribuição das bibliotecas do ensino superior e dos seus profissionais, neste processo? Estarão os bibliotecários a ser reconhecidos como elemento válido no processo de ensino e aprendizagem? Estas questões foram o ponto de partida para uma reflexão que levou à implementação de um plano de infoliteracia numa instituição de ensino superior.

Description

Keywords

Inforliteracia Normas Conceitos limiares Bibliotecas académicas

Citation

Martins, Olinda e Gouveia, Luís Borges - A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superior. CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 12, Évora, Portugal, 2015

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD)

CC License