Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4954
Título: O fenómeno índigo
Outros títulos: plano de ações criativas para os pais
CriArteÍndigo
Autor: Dias, Rosa Schmitz
Orientador: Madeira, Milton
Palavras-chave: Fenómeno índigo
Aceitabilidade dos Pais
Comportamento da Criança Índigo
Psicopedagogia da Criatividade
Indigo Phenomenon
Acceptability of Parents
Indigo Children Behavior
Psychopedagogy of Creativity
Phénomène Indigo
Acceptabilité des parents
Le comportement de l'enfant Indigo
Psychopédagogie Créative
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente investigação sobre o Fenómeno Índigo pretende ser um alerta e aconselhamento aos Pais, e uma contribuição para a Psicopedagogia da Criatividade no âmbito da Escola de Pais. A aceitabilidade dos Pais quanto ao Fenómeno Índigo e ao comportamento da criança Índigo foi facetada na Aceitação Geral, no Conhecimento, na Consciencialização e na Sensibilidade, e transversalizada pelas Dimensões Fenómeno Índigo, a interrelação e as atitudes dos Pais com seus filhos Índigo e comportamento da criança Índigo. Simon (2010), Carrol & Tober (2008), Vecchio (2006) afirmam a importância de consciencializar-se para obter, orientar e aconselhar os Pais para este fenómeno próprio da criança Índigo, que aflora novos comportamentos, exigindo um nível maior em termos psicoeducacionais. Para tal efeito utilizou-se um estudo de intervenção com design quasi-experimental que se assume como potencial instrumento de trabalho no domínio psicoeducacional. Testou-se a eficácia de um Plano de Ações Criativas – proposto por esta doutoranda em 3 módulos sequenciais − tendo em vista o aumento da Aceitabilidade (AC) dos Pais, em um grupo de 11 Participantes ─ com idade dos 21 aos 65 anos e com filhos na faixa etária dos 2 aos 12 anos, tendo como instrumentos Questionários com perguntas fechadas em Escala Likert. Foi observada a melhoria da Aceitabilidade (AC) de Antes (T1) para Depois (T2) da intervenção, considerando-se igualmente as variáveis Gênero dos filhos e Escolaridade dos Pais. Diferenças significativas tanto para as Facetas como para as Dimensões da Aceitabilidade foram detectadas. O Plano de Ações Criativas mostrou-se ser um veículo de intervenção eficaz, como facilitador para o aumento da Aceitabilidade dos Pais e para a desmitificação do fenómeno Índigo na sociedade civil. Na variável Gênero, o Plano de Ações Criativas teve efeito − em matching de Pós-Teste vs. Pré-Teste, segundo os Pais − em quase todas as Facetas e Dimensões para os meninos, e enquanto que para as meninas o Plano teve efeito mitigado. Quanto à variável Escolaridade dos Pais − no matching de Pós-Teste vs. Pré-Teste − para os Pais Não-Licenciados houve diferenças significativas em várias Facetas e numa Dimensão, enquanto que para os Pais Licenciados houve algumas diferenças significativas. Os resultados enfim apontam que os Pais estão preocupados com a performance e a formação dos seus filhos Índigo, tendo sido o Plano globalmente eficaz na melhoria da Aceitabilidade (AC) dos Pais. This research on the Phenomenon Indigo is intended to be a warning to Parents and a contribution to the Psychopedagogy of Creativity in the Parent’s School domain. The Parent’s acceptability to the Phenomenon Indigo and the children’s behavior, was faceted on the General Acceptance, in knowledge, Consciousness and on the Sensibility, transversalized by the Dimensions Indigo Phenomenon, interrelationship and attitudes of Parents with their Indigo children, and the Indigo child's behavior. Simon (2010), Carroll and Tober (2008), Virtue (2006) affirm the importance of the awareness to guide parents for their own’s Indigo child phenomenon, emerging new behaviors, requiring an highest psychoeducational level. For this purpose it was used an intervention research with a quasi-experimental design, assuming as potential tool in the psychoeducational working area. The effectiveness of a Plan of Creative Actions was tested proposed by the PhD’student in 3 sequential modules in view of the increasing Acceptability (AC) of Parents, in a group of 11 participants ─ aged 21 to 65, and with children aged from 2 to 12 years old, having as instruments some Questionnaires with closed questions in Likert scale. The Acceptability was observed from Before (T1) to After (T2) the intervention, considering the variables Gender of the Children and the educational level of Parents. Significant differences for Acceptability in both facets and dimensions were detected. The Creative Action Plan has proven to be an effective intervention vehicle, as a facilitator for increased acceptability of parents, and desmytification of the Indigo phenomenon in the civil society. On the Gender variable, the Action Plan had effect – from before (T1) to afeter (T2) in the Parentes opinion – in almost Facets and Dimensions for the boys, meanwhile for the girls the Plan have a mitigate effect. For the variable level de educacion of Parents, for the Non-Licenced Parents there was significative differences in many Facets and in one Dimension, meanwhile for the Licence Parents there some significative differences. The results shows that parents are concerned about the performance and the formation of their children Indigo, considerine that the plan had globally effiesly on the Parent’s Acceptability improvement. Cètte investigation sur le phénomène Indigo est conçue comme un avertissement et un conseil aux Parents, et une contribution à la Psychopédagogie Créative, dans le domaine de l’École des Parents. L'Acceptabilité des Parents quant an phénomène à été facettée dans l’Acceptation Générale, dans la Connaissance, et dans la Sensibilisation, et celles-ci ont été transversalisées par les Dimensions Phénomène Indigo, l'interdépendance et les attitudes des Parents envers leurs enfants Indigo, et le comportement de l'enfant Indigo. Simon (2010), Carroll et Tober (2008), et Vecchio (2006) affirment l'importance de la consciencialization pour obtenir, guider et conseiller les Parents pour ce phénomène propre de l'enfant Indigo, dont l'émergence de nouveaux comportements, en éxigeant un niveau plus élevé em termes psychopédagogiques. À cètte fin, il a été utilisée une etude d’intervention avec un design quasi-expérimentale assumé comme un outil potentiel de travail dans le domaine psychopédagogique. Il a été testée l'éfficacité d’un Plan d'Actions Créatives − proposé par la doctorande en 3 modules séquentiels − dans un groupe de 11 participants de 21 à 65 ans, avec des enfants âgés de 2 à 12 ans, et ayant en vue l’amélioration de l’Acceptabilité (AC) des Parents, il a été utilise comme instruments, des questionnaires avec des questions fermées dans l'échelle de Likert. L’améliodration de l’Acceptabilité a éte observée du temps a vant (T1) pour le temps Après (T2) de l'intervention, compte tenu des variables Gendre des Enfants et le nivrau d’Escolarité des Parents. Des différences significatives aussi bien pour les Facettes comme pour les Dimensions de l'Acceptabilité ont été détectées. Le Plan d'Actions Créatives s’est avéré être un véhicule d'intervention éfficace, en tant que facilitateur pour accroîssement de l'Acceptabilité des Parents et pour la démytification du phénomène Indigo dans la société civile. Dans la variable Gendre, le Plan d’Actions Créatives a eu un efflet – dans le croisement des donnés du Post-Teste versus le Pré-Teste, selou les Parents – en presque toutes les Facettes et les Dimensions pour les garçons, tandis que pour les filles, le plan a eu un effect partiel. En ce qui concerne la variable Escolarité des Parents – dans lr croisement des donnés du Post-Teste versus le Pre-Teste – pour les parents non- licencés il a eu des différences significatives dans plusieures Facettes et dans une Dimension, tandis que pour les Parents liconciés, il a eu quelquer différences significatives. Les résultats enfin montrent que les Parents sont préoccupés par la performance et la formation de leurs enfants Indigo; en étant le Plan éfficace dans l’amélioration de l’Accepptabilité des Parents.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade de Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/4954
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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