Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4947
Título: Os Alunos Sobredotados no Olhar dos Docentes do 1º Ciclo
Autor: Camelo, Sónia Natércia Ferreira
Orientador: Ventura, Tereza
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: A educação dos alunos sobredotados é uma preocupação ascendente por parte dos profissionais da educação, bem como dos investigadores nos domínios da psicologia e das ciências da educação. Contudo, a complexidade e multidimensionalidade da sobredotação e a falta de consenso em relação à sua definição emergem como obstáculos à identificação e consequente intervenção educativa adequada à especificidade de cada aluno. A escola de hoje é e deve ser cada vez mais um local de inclusão, onde todos têm igualdade de oportunidades, tal como realça o decreto- lei 3/2008: Promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspeto determinante dessa qualidade é a promoção de uma escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens. Nessa medida importa planear um sistema de educação flexível, pautado por uma política global integrada, que permita responder à diversidade de características e necessidades de todos os alunos que implicam a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais no quadro de uma política de qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos. O presente estudo visa perceber se as práticas pedagógicas dos docentes do 1º ciclo incluem, de facto, os alunos sobredotados e compará-lo com o que a investigação tem dado a conhecer, contribuindo para o aumento do conhecimento sobre esta temática e, principalmente para a procura de soluções educativas mais ajustadas às características e necessidades destes discentes. Para a recolha de dados adotou-se uma metodologia de investigação que combinou as abordagens qualitativa e quantitativa tendo sido aplicados questionários a 100 docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico que exercem funções em estabelecimentos de ensino públicos ou privados em Portugal. Constituiu-se a amostra maior possível pelo método de amostragem em bola de neve, a partir de um núcleo de docentes contactável diretamente pela investigadora. Os resultados obtidos nesta investigação permitem salientar que os docentes não se consideram preparados para uma inclusão bem sucedida dos alunos sobredotados, não estão informados, no que diz respeito aos alunos sobredotados nem sempre aplicam a diferenciação pedagógica no atendimento destes alunos. A prática de atendimento que mais usam/preconizam é o Enriquecimento da turma. As estratégias com envolvimento da comunidade, por exemplo, são menos valorizadas. (Tourón, 1999), refere que: Os alunos sobredotados existem, estão aí e continuarão a estar, podemos identificá-los ou não, reconhecê-los ou não. O importante é não arruinarmos as suas possibilidades por abandono ou negligência, por comodidade ou ignorância. A tarefa, sem dúvida, merece a pena.
The education of gifted students is a rising concern among education professionals and researchers in the fields of psychology and educational sciences. However, the complexity and multidimensionality of giftedness and the lack of consensus on its definition emerge as obstacles to the identification and consequent appropriate educational intervention to the specific needs of each student. The school today is and should be increasingly a place of inclusion, where everyone has equal opportunities as enhances the decree law 3/2008: Promote equal opportunities, value education and encourage improvements in the quality of education. A key aspect of this quality is the promotion of a democratic and inclusive school, oriented to the educational success of all children and young people. To that extent it is planning a flexible education system, based on an integrated global policy, able to respond to the diversity of characteristics and needs of all students who require the inclusion of children and young people with special educational needs in the context of a quality policy oriented to the educational success of all students. This study aims to understand whether the pedagogical practices of teachers include the 1st cycle, in fact, gifted students and compare it with what research has made known and contribute to the increase of knowledge on this subject, and especially for demand for educational solutions more adjusted to the characteristics and needs of these students. For data collection was adopted-a research methodology that combined the qualitative and quantitative approaches were applied questionnaires to 100 teachers of the 1st cycle of basic education serving on public or private educational institutions in Portugal. Constituted the largest sample possible for sampling in snowball from a core of teachers contactable directly by the researcher. The results of this research are used to point out that teachers do not consider themselves prepared for successful inclusion of gifted students. There are informed with respect to gifted students. Not always apply adaptive education in meeting these students and the practice of care for gifted, teachers of the 1st cycle of basic education more use / recommend is the enrichment of the class. The strategies with community involvement, for example, are less valued. (Tourón, 1999) states that: Gifted students exist, there are and will continue to be, we can identify them or not, recognize them or not. The important thing is not ruining your chances for abandonment or neglect, for convenience or ignorance. The task, no doubt, it is worth.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4947
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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