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Título: A Crise Humanitária na Síria
Outros títulos: estudo de Intervenção em Saúde junto das Crianças e dos Child Carers
Autor: Sá, Cláudia Sofia Marques de
Orientador: Cardoso, João Casqueira
Palavras-chave: Formação
Criança
Saúde
Cuidadores
Síria
Training
Children
Health
Carers
Syria
Formation
Enfants
Santé
Aidants
Syrie
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Considerada uma das maiores crises humanitárias do século XXI, a guerra civil na Síria define-se desde 2011 no trágico dia-a-dia de uma comunidade sem resposta às suas necessidades básicas elementares, com destaque para as crianças. A UNICEF atua neste terreno e apela a todas as partes envolvidas no conflito sírio para que ponham fim à contínua espiral de violência. A situação dos cuidadores humanitários, neste terreno, é contudo particularmente difícil, encontrando barreiras políticas e sobretudo humanas - com uma escala sem precedente do número de vítimas - para o trabalho humanitário em Saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar o contexto desta crise e a necessidade de mais preparação dos cuidadores humanitários junto de crianças, em especial no que concerne à gestão do stresse a que os cuidadores estão expostos em Ação Humanitária. Através de um questionário aplicado a associações humanitárias, com ação no território português e internacional, concluímos a necessidade de fundar uma ONG que permita dotar os cuidadores de uma série de recursos emocionais e cognitivos fundamentais, fornecendo-lhes as respetivas técnicas de aplicação imediata que irão permitir e validar a eficácia da ajuda prestada - quer nas relações interpessoais, quer nas intervenções de apoio psicológico.
Considered as one of the greatest humanitarian crises of the 21st century, the civil war in Syria sets from 2011 on the tragic days of a community without responding to its basic needs, with an emphasis on children. UNICEF operates in this field and calls upon all parties to the conflict to put an end to Syrian continuous spiral of violence. The situation of carers in this humanitarian ground is however particularly difficult, finding political barriers and particularly human obstacles (the unprecedented scale of the casualties) for humanitarian work, in health and in health post-treatment situations. The present study aims to analyse the context of this crisis, and the need for more preparation of carers with children, in particular from the stress to which caregivers are exposed in Humanitarian Action. Through a questionnaire applied to humanitarian associations, with the Portuguese territory and international action, we identified need to set up an NGO to provide caregivers with a series of fundamental cognitive and emotional resources, providing them with the respective immediate application techniques that will allow and validate the effectiveness of aid, in interpersonal relationships and in interventions of psychological support.
Considérée comme l'une des plus grandes crises humanitaires du XXIe siècle, la guerre civile en Syrie ponctue à partir de 2011 les jours tragiques d'une communauté sans réponse à ses besoins essentiels, les enfants étant les premières victimes. L'UNICEF intervient dans ce domaine et invite toutes les parties au conflit à mettre fin à une spirale continue de la violence. La situation des auxiliaires humanitaires, est cependant particulièrement difficile, rencontrant des obstacles politiques et particulièrement humains (l'ampleur sans précédent des victimes) pour que l'aide humanitaire fonctionne, en vue des soins de santé et dans les situations post-traitement. La présente étude vise à analyser le contexte de cette crise et la nécessité d'une préparation du personnel soignant et auxiliaire auprès des enfants, quant au stress en particulier avant auquel les soignants sont exposés dans l'action humanitaire. Au moyen d'un questionnaire appliqué à des associations humanitaires, sur le territoire portugais et dans des actions internationales, nous avons identifié le besoin de mettre en place une ONG pour fournir aux auxiliaires humanitaires une série de ressources cognitives et affectives fondamentales, leur fournissant les techniques d'application immédiate qui permettront et valideront l'efficacité de l'aide, tant dans les relations interpersonnelles, que dans les interventions de soutien psychologique.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10284/4944
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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