Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4937
Título: Psicopatia empresarial e criminalidade económica
Outros títulos: ao encontro do psicopata "bem-sucedido"
Autor: Peixoto, Patrícia Daniela Fernandes
Orientador: Rebocho, Maria Francisca
Palavras-chave: Psicopatia
CAPP
Psicopatas "criminosos" e "não criminosos"
PLC-R
Psicopata "bem-sucedido"
Criminalidade económica
Psicopatia empresarial
Crimes de colarinho branco
Psychopathy
Corporate psychopath
PCL-R
"Successeful" psychopath
Criminal and non-criminal Psychopaths
Economic crimes
White collar crimes
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente dissertação de mestrado prende-se em um maior aprofundamento e entendimento sobre o conceito de psicopatia empresarial e se população em geral possui percepção dos diferentes traços de personalidade que completam este tipo de distúrbio, assim como a problemática dos psicopatas "bem-sucedido" e o seu impacto na sociedade e onde este se encontra. Para o efeito torna-se necessária uma abordagem ao distúrbio de personalidade psicopática e como esta se difere da sociopatia e do transtorno de personalidade antissocial. Desta forma torna-se necessária uma abordagem relativa a evolução do conceito assim como aos diferentes instrumentos de avaliação e diagnostico da psicopatia, assim como o seu enquadramento legal em Portugal. De forma a embarcar no tema da psicopatia empresarial, torna-se importante estudar o fenómeno da criminalidade económica e as suas implicâncias, assim como as características dos seus ofensores para um melhor entendimento de como os psicopatas se incluem no mundo corporativo. A inclusão de um psicopata em corporações pode provocar efeitos negativos na mesma, assim torna-se necessário que a população consiga perceber e identificar um psicopata de forma a saber lidar com o mesmo, no entanto é necessário apontar que nem todos os psicopatas são criminosos como poderá ser observado nesta mesma dissertação.
The current master's dissertation assembles in a deeper understanding of the concept of corporate psychopathy and the perception of the different personality traits among the general population as well as the definition and understanding about the "successeful" psychopath. In order to achieve knowledge to put up a study about social perceptions there's a need to understand the difference between psychopathy, antisocial disorder and sociopathy, as well the different measure instruments used to evaluate the psychopathy disorder and their legal issues in Portugal. In order to discuss corporative psychopaths, it's important to review the personality traits among White Collar Crimes offence, as well how economic crimes operate in a globalization era. Having a psychopath in a corporative enterprise can lead to some serious problems, however not all psychopaths are criminals, and some psychopathy traits can be useful in today's corporate business as we can see along the following dissertation.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção de grau de Mestre em Criminologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/4937
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese. Psicopatia empresarial..pdf1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.