Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4928
Título: Colaboração e satisfação
Outros títulos: perceção dos professores de educação especial e titulares de turma
estudo no 1ºciclo do ensino básico, na região do Algarve
Autor: Lamy, Patrícia Isabel Marreiro
Orientador: Coelho, Fátima
Nunes, Armindo
Palavras-chave: Educação
Formação
Satisfação
Colaboração
Cultura(s)
Education
Formation
Satisfaction
Collaboration
Culture(s)
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Para existir a verdadeira inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas salas de aula do 1ºciclo é necessário que os docentes tenham consciência do seu papel e da sua função no processo de inclusão, recorrendo ao trabalho colaborativo. Este estudo tem como objetivo conhecer o tipo de trabalho colaborativo realizado pelos docentes titulares do 1ºciclo e os docentes de educação especial e verificar se essa colaboração contribui para práticas inclusivas, na região do Algarve. Foram inquiridos 274 professores titulares do 1ºciclo e 78 docentes de educação especial da região do Algarve, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário. Conclui-se que os profissionais do ensino têm consciência da importância da formação profissional para uma melhor resposta educativa nas escolas, pois perante os resultados da investigação, a formação inicial e contínua influencia a satisfação dos docentes nas escolas e favorece a preferência pelas práticas colaborativas entre os docentes. Analisando os dados quanto à localização geográfica dos docentes na zona do Barlavento e do Sotavento, verifica-se que os docentes da região do Barlavento revelam uma maior satisfação nas escolas, o que pode influenciar também o facto de estes docentes também terem revelado uma maior tendência para as práticas colaborativas do que os docentes do sotavento. Os docentes revelaram ainda uma predominância pelas práticas colaborativas dentro do mesmo grupo disciplinar do que entre grupos diferentes Verifica-se uma atitude positiva quanto à importância da colaboração entre docentes para a concretização real de uma escola para todos os alunos (com necessidades educativas ou não), admitindo que a troca de experiências, ideias e soluções são muito importantes para o enriquecimento de todos. No entanto, na sua maioria a colaboração entre docentes ainda não é colocada efetivamente em prática devido a diversos fatores apontados. To be the real inclusion of children with Special Educational Needs (SEN) in the 1st cycle classrooms is necessary that teachers are aware of their role and their role in the inclusion process, using the collaborative work. This study aims to know the kind of collaborative work by the holders of the 1st cycle teachers and special education teachers and verify that such cooperation contributes to inclusive practices, in the Algarve region. 274 respondents were 1st cycle of full professors and 78 special education teachers in the Algarve region, to which was applied a questionnaire survey. We conclude that school staff are aware of the importance of vocational training for better educational response in schools, because before the results of the research, initial and continuing training influences the satisfaction of teachers in schools and promotes preference for collaborative practices between teachers. Analyzing data on the geographical location of teachers in the region of Barlavento and Sotavento, it turns out that the teachers of the Barlavento region showed greater satisfaction in schools, which may also influence the fact that these teachers also have shown a greater tendency for collaborative practices than the Sotavento teachers. Teachers also revealed a predominance by collaborative practices within the same disciplinary group than between different groups A positive attitude appears on the importance of collaboration between teachers for the actual realization of a school for all students (with special educational needs or not), assuming that the exchange of experiences, ideas and solutions are very important for the enrichment of all . However, most collaboration between teaching is not effectively put into practice due to various factors mentioned.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4928
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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