Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4927
Título: Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
Autor: Carvalho, Marcos Tiago de Matos
Orientador: Coelho, Fátima
Palavras-chave: Necessidade educativas especiais
Expectativas
Transição para a vida adulta
Special Educational Needs
Expectations
Transition to Adult Life
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em ciências da educação: educação especial, domínio cognitivo e motor e tem como tema: Expectativas de alunos com Necessidades Educativas Especiais e seus Encarregados de Educação na Transição da Escola para a Vida Adulta.” A problemática existente na transição para a vida adulta dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é cada vez mais premente no contexto atual. A família, a escola e a sociedade têm de entender as angústias, necessidades e expectativas criadas por esse desejo. Compreender quais as expectativas criadas pelos alunos com NEE, assim como pelos seus Encarregados de Educação (EE) torna-se relevante na preparação desta passagem, podendo prepará-los para os desafios que se impõem ao longo da escolaridade. Compreender se as expectativas dos EE e dos NEE são compatíveis e reais parece importante na preparação dos desejos e das angústias que encontrarão pela vida fora. A presente investigação tem como objetivo avaliar as expectativas dos Encarregados de Educação e dos Alunos com NEE, relativamente ao seu presente e ao seu futuro. Compreender o que poderá ser barreira de futuro, influenciando as expectativas e onde é que os NEE se vêm no futuro, tendo ou não consciência das suas limitações. A informação foi recolhida através de entrevistas e questionários, tendo participado alunos com Necessidades Educativas Especiais e os seus Encarregados de Educação. Concluiu-se do estudo que os alunos com necessidades educativas especiais e os encarregados de educação têm expectativas de carreira completamente diferentes, que as condições socioeconómicas e as barreiras sentidas não são entraves às expectativas criadas por ambos os intervenientes. This research work is part of a Master’s Degree in Educational Sciences – Special Educational Needs, Cognitive and Motor Domains – under the title Students’ with SEN Expectations and their Parents’ Expectations in the Transition from School to Adult Life. Currently, the problems deriving from this transition are more urgent and the family, school and society must understand the anxiety, the need and the expectations involved. Understanding what both the students’ with SEN and their parents’ expectations are is very important to prepare them for this transition and for the challenges they will face throughout their school years. It is also important to understand if their expectations are the same and real in order to prepare them for their future lives. Therefore, this research aims to evaluate both their present and their future expectations by trying to understand what barriers may arise now that will influence their future and where do students with SEN see themselves in the future regardless of their limitations. The information gathered in this research was collected through interviews and questionnaires done to students with SEN and their parents. This research concludes that the students with SEN and their parents have complete different views over the former’s career expectations and that the socioeconomic conditions and the obstacles faced are not barriers to the expectations created by both parties.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4927
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DMMarcos Carvalho.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.