Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4924
Título: Os desafios para a implantação da escola de tempo integral
Autor: Castro, Maria Nazaré Carlota de
Orientador: Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral
Formação para a cidadania
Espaços, tempos e projetos escolares
Currículo e qualidade de ensino
Formação de professores
Full Time School
Training for citizenship
Spaces, times and school projects
Curriculum and teaching quality
Teacher training
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A Escola de Tempo Integral representa uma proposta diferenciada que atende o aluno em suas mais diversas necessidades, com espaço, tempo e especificidades. O conceito de educação integral, de maneira geral, considera o sujeito em sua condição multidimensional compreendendo que ele pensa, reage e possui anseios para a satisfação de suas necessidades pessoais e na condição interativa, emocional e social. A implantação da Escola de Tempo Integral faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007 e atualmente é a 6ª meta nacional a ser alcançada pelos Planos Municipais da Educação (PME). A proposta centraliza-se na extensão do período de escolarização das crianças, com objetivos claros para a formação de cidadãos com uma identidade social do seu município e com professores prontos para atuarem em processo inovador de ensino-aprendizagem. Para tanto é necessária uma organização curricular e uma estrutura que ofereça novos espaços para que o aluno tenha um maior tempo de permanência na escola com qualidade de ensino. Nossa pesquisa pretendeu enquadrar uma escola municipal nos padrões de uma Escola de Tempo Integral abordando todos esses aspectos. Para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas para a Escola de Tempo Integral é necessária muita discussão e muita reflexão da equipe escolar na elaboração do projeto Político-Pedagógico visando a transformação da qualidade e proporcionando aos alunos teoria, prática e conhecimento, que são as referências de cidadãos prontos a viver plenamente em sociedade. Nossa pesquisa obteve um resultado satisfatório. A proposta para a Implantação da Escola de Tempo Integral foi aprovada por todos os profissionais e comunidade da escola pesquisada, incluindo todas as inovações necessárias para a formação de novos cidadãos. The Full Time School represents a different proposal that meets the student in their diverse needs, with space, time and specificities. The concept of integral education, in general, consider the subject in its multidimensional condition comprising what he thinks, reacts and has aspirations to satisfy your personal needs and interactive, emotional and social condition. The deployment of the Full Time School is part of the Education Development Plan (PDE) proposed by the Ministry of Education (MEC) in 2007 and is currently the 6th national goal to be achieved by the Municipal Education Plans (SMEs). The proposal centers on the extension of the children's schooling period, with clear objectives for the formation of citizens with a social identity of the municipality and teachers ready to work in innovative teaching-learning process. For such a curricular organization and a structure that offers new spaces is necessary for the student to have a greater time spent in school with quality education. Our research aims to frame a municipal school in the standards of a Full-Time School addressing all these aspects. To develop projects and teaching practices for Full Time School is necessary a lot of discussion and school team reflection in developing the political-pedagogical project aimed at transforming the quality and giving students theory, practice and knowledge, which are the references citizens ready to live fully in society. Our research has achieved a satisfactory result. The proposal for the deployment of Full-Time School was approved by all professionals and the entire school community searched, including the innovations needed for the formation of new citizens.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/4924
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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