Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4923
Título: Os desafios em lecionar para a geração Y
Outros títulos: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado
Autor: Araújo, Mauro Monteiro
Orientador: Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
Palavras-chave: Geração Y
Gerações
Aprendizagem
Professor
Ensino Superior
Música
Generation Y
Generations
Learning
Teacher
Higher Education
Music
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Atualmente, o perfil do estudante das instituições de ensino superior se difere totalmente das de alguns anos atrás, o que motivou este estudante de Mestrado a investigar empiricamente os comportamentos da geração que ocupa as cadeiras da universidade, assim como buscar soluções para que estes estudantes criassem interesse em aprender, interesse em estudar. A pesquisa se deu de forma documental, exploratória, qualitativa e aplicada em estudo de caso. Revisado a bibliografia que embasa esta teoria: gerações Baby Boomers, X, Y e X, motivação, aprendizagem, acessibilidade às faculdades brasileiras, comportamento do aluno e do professor; o foco partiu para o estudo de caso. As três hipóteses foram confirmadas: O professor do ensino superior pode atrair o interesse e gerar motivação no aluno da Geração Y; a motivação dos alunos contribui para o sucesso educativo; e a Técnica de ensino utilizada pelo professor contribuiu para o aprendizado dos alunos. A investigação concluiu que o professor planejando se, englobando o conteúdo da matéria de forma mais criativa e prática, atrelando e correlacionando a disciplina aos interesses e realidades dos estudantes e construindo um envolvimento social com os alunos, faz com que o aluno da Geração Y se interesse e se motive para o aprendizado conduzindo o processo de aprender de forma mais assertiva e natural. Currently, the profile of higher education institutions’ students is totally different from a few years ago, which motivated this Master's student to empirically investigate the behavior of the generation that holds the chairs of the university, as well as solutions for these students to create interest in learning, interest in studying. The research took an exploratory qualitative documentary form, and was applied in a case study. The literature that supports this theory was reviewed: Baby Boomers, X, Y and X generations, motivation, learning, accessibility to Brazilian colleges, student and teacher behavior; then the focus was addressed to the case study. The three hypotheses were confirmed: the higher education professor may attract interest and generate motivation in students of Generation Y; the students’ motivation contributes to the educational success; and the teaching technique used by the teacher contributed to the students’ learning. The investigation concluded that when the teacher plans, if he encompasses the content of the material in a more creative and practical way, links and correlates the subject to the interests and realities of students and builds a social engagement with students, then the Gen Y student gets interested and motivated for learning leading to a more assertive and natural learning process.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/4923
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_MauroAraújo.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.