Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4919
Título: Cidadania, educação ambiental e sustentabilidade no ambiente escolar
Autor: Souza, Grace Cunha de
Orientador: Toldy, Teresa
Palavras-chave: Cidadania
Educação ambiental
Sustentabilidade
Escola
Citizenship
Environmental education
Sustainability
School
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um projeto que abrange temas sobre cidadania, educação ambiental e sustentabilidade, realizado com alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de uma escola pública brasileira. É dado ênfase à educação para cidadania, educação ambiental e sustentabilidade, investigando-se como os alunos assimilam valores recebidos e os aplicam em suas vidas, seja em casa, na escola ou na comunidade. A inclusão desses temas na escola pode ser fundamental para a formação dos alunos, para que através do conhecimento ser tornem cidadãos questionadores nas questões sociais, apontando soluções, oportunizando novas formas de vivência social. Além disso, os três temas estão relacionados, pois o cidadão está inserido no meio ambiente e precisa dele para sua sobrevivência, mas também possui direitos e deveres a cumprir para uma melhor qualidade de vida e para que sua sobrevivência seja garantida. Para a realização da presente pesquisa foram aplicados questionários que procuraram enfatizar os conhecimentos adquiridos, as atitudes e os valores que os alunos aplicam no seu dia a dia, referentes as ações de sustentabilidade e atitudes de cidadania em relação às questões ambientais. A análise dos resultados mostrou que os alunos têm o conhecimento, sabem o que precisam fazer para garantir uma vida mais sustentável, mas não criaram o hábito, assim não aplicam, com frequência, as ações de sustentabilidade em seu dia a dia. Os resultados ainda revelam que as atividades realizadas foram importantes, pois os alunos conseguiram interiorizar as temáticas trabalhadas, o que pode ter contribuindo na mudança de alguns comportamentos ambientais, já que adotaram algumas mudanças de hábitos em casa e mostraram um olhar mais atento às ações de sustentabilidade, o que pode ajudá-los a se tornarem cidadãos conscientes de suas responsabilidades para agir diante das questões ambientais locais e da sua realidade. This study aims to analyze the development of a project covering topics on citizenship, environmental education and sustainability, held with students of the 3rd cycle of basic education of a Brazilian public school. It is given emphasis on education for citizenship, environmental education and sustainability, investigating how students realize and apply them in their lives either, at home, school or community. The inclusion of these topics at school may be fundamental for the formation of the students, so that through this knowledge they become citizens who question social problems and point solutions providing opportunities for new forms of social life. In addition, three topics are related, because the citizen is inserted into the environment and need it to survive, but also has rights and duties to perform for a better quality of life so that their survival is guaranteed. For the realization of this research, questionnaires were applied to emphasize the acquired knowledge, attitudes and values that students apply in their day to day, regarding the sustainability actions and attitudes of citizens in environmental issues. The results showed that students have the knowledge and know what they need to do to ensure a more sustainable life, but did not create the habit, so do not apply sustainability actions in their daily lives. The results also reveal that activities were important because the students were able to internalize the worked themes, which may have contributed in changing some environmental behaviors, considering that they have already adopted some changes in habits at home and showed a closer look at sustainability initiatives, which can help them become citizens aware of their responsibilities to act on the local reality and its environmental issues.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/4919
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DMGraceSouza.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.