Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4918
Título: Qualidade empresarial
Outros títulos: estratégias e indicadores
Autor: Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque
Orientador: Lajinha, Teresa
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta dissertação está dividida em duas partes. Começa por apresentar os princípios básicos da Qualidade e as normas base para a gestão da Qualidade, nas diferentes empresas. Passa depois para o exemplo de uma empresa do ramo automóvel, que iniciou a sua actividade em Portugal no ano 2000 e que está já incluída nas 100 melhores empresas para trabalhar, tendo resultados muito bons a todos os níveis de Qualidade A análise das estratégias para a qualidade implementadas nessa empresa é complementada pela recolha e estudo em paralelo da evolução de um conjunto de três indicadores: facturação, satisfação dos clientes e satisfação dos colaboradores. A evolução desses indicadores permitiu concluir que qualquer empresa que tenha como referência a excelência organizacional poderá atingir os seus objectivos, bastando para isso não desistir, formar os seus colaboradores e não perder a cultura empresarial com objectivo da melhoria contínua. Esta dissertação está dividida em duas partes. Começa por apresentar os princípios básicos da Qualidade e as normas base para a gestão da Qualidade, nas diferentes empresas. Passa depois para o exemplo de uma empresa do ramo automóvel, que iniciou a sua actividade em Portugal no ano 2000 e que está já incluída nas 100 melhores empresas para trabalhar, tendo resultados muito bons a todos os níveis de Qualidade A análise das estratégias para a qualidade implementadas nessa empresa é complementada pela recolha e estudo em paralelo da evolução de um conjunto de três indicadores: facturação, satisfação dos clientes e satisfação dos colaboradores. A evolução desses indicadores permitiu concluir que qualquer empresa que tenha como referência a excelência organizacional poderá atingir os seus objectivos, bastando para isso não desistir, formar os seus colaboradores e não perder a cultura empresarial com objectivo da melhoria contínua. This master’s thesis is divides in two parts. It starts by exposing the basic principles in quality management and the basic standards and legal issues for quality management in different kinds of organization. In a second step it refers to a case study in an automotive industry that began its activity in Portugal in 2000 and which is already include in the 100 best companies to work in Portugal. The strategies for quality applied in that automotive industry is completed by the simultaneous collection and analysis of the evolution of a set of three indices: billing, clients and workers satisfaction. The evolution of those indices permitted to conclude that any organisation which want to accomplish excellence will may realise that achievement since it never gives up, trains their employees and never lose business culture with the aim of continuous improvement. Through this analysis it is exposed how any company can be a good quality example, simply by not giving up, by training their employees and by not losing business culture.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Gestão da Qualidade
URI: http://hdl.handle.net/10284/4918
Aparece nas colecções:FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado

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