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Título: As crianças com perturbações do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger), em contexto pré-escolar
Outros títulos: perceção dos educadores do Ensino Regular e da Educação Especial na Ilha da Madeira
Autor: Gouveia, Célia Cristina Fernandes Costa
Orientador: Coelho, Fátima
Palavras-chave: Síndrome de Asperger
Perceção
Pré-escolar
Inclusão
Asperger's syndrome
Perception
Preschool
Inclusion
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente investigação envolve a problemática de crianças portadoras da Perturbação do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger -S.A), que frequentam o pré-escolar. Definiu-se como objetivo geral perceber qual a perceção dos educadores do ensino regular e da educação especial sobre as crianças com Síndrome de Asperger, em contexto pré-escolar, na Ilha da Madeira. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, às quais responderam 60 educadores de infância, sendo que 48 exercem funções no ensino regular e 12 lecionam na educação especial, com formação especializada. Procurou-se aferir os conhecimentos destes profissionais e as estratégias que conhecem e utilizam no diagnóstico da SA, a relevância da família na interação com a escola, bem como a importância, na sua ótica, de formação especializada para melhorar o trabalho com estas crianças. Tentou-se ainda percecionar quais os receios dos profissionais de educação, no trabalho com crianças com a Perturbação de Asperger. Concluiu-se que a experiência prévia com estas crianças e a formação específica influencia a opinião dos educadores acerca dos conhecimentos sobre a Síndrome de Asperger, em contexto pré-escolar. Os resultados desta investigação sugerem ainda que os docentes valorizam o contributo do educador do ensino regular na avaliação das crianças em análise, o trabalho em parceria com a família e o apoio da equipa de educação especial na implementação de uma intervenção pedagógica adequada. No que concerne aos receios apontados para trabalhar com crianças com Síndrome de Asperger, a maioria dos docentes inquiridos refere como principais fatores, a falta de formação especializada e a dificuldade em estabelecer uma relação com as crianças, no que se refere à comunicação/interação com as mesmas. This research involves children with the Autism Spectrum Disorder (SA Asperger Síndrome), who attends preschool. The general goal is understand what is the perception of regular educators and special education about children with Asperger’s Syndrome, in preschool context, in Madeira Island. As data collection instrument was used a questionnaire with open and closed questions, which accounted 60 kindergarten teachers, and 48 perform functions in regular schools and 12 teach in special education with specialized training. It was tried to assess the knowledge of these professionals and the strategies they know and use in the diagnosis of SA, the importance of family in the interaction with school, and the importance, in its view, from specialized training the work with these children. It has been tried to realize what were the fears of education professionals, in working with children, with Asperger disorder. It was realized that previous experience, with these children and specific training, influences the opinion of educators on the knowledge of Asperger’s Syndrome, in pre-school context. The results of this research, also suggest that teachers value the contribution of the regular education teacher in the evaluation of children in analysis, working in partnership with the family and the support of the special education team in the implementation of an appropriate educational intervention. Regarding the fears appointed to work with children with Asperger’s Syndrome, the majority of the inquired teachers refers as key fators, the lack of specialized training and the difficulty in establishing a relationship with these children, as regards to communication /interaction with them.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4915
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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