Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4912
Título: Necessidades formativas dos Educadores de Infância e dos Auxiliares de Ação Educativa na prática profissional com crianças autistas no Funchal
Autor: Freitas, Carla Susana Gomes
Orientador: Coelho, Fátima
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
Necessidades Formativas
Inclusion
Autism
Formative Needs
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho aborda a temática das necessidades formativas dos educadores de infância e dos auxiliares de ação educativa no concelho do Funchal e tem como objetivo geral compreender quais os conhecimentos que os mesmos possuem sobre as crianças portadoras de autismo e as necessidades de formação, para que possam melhorar as suas práticas nos estabelecimentos de ensino. O estudo desenvolveu-se nas escolas do concelho do Funchal, tendo sido inquiridos 30 educadores de infância e 30 auxiliares de ação educativa. Nesta investigação optou-se por uma metodologia do tipo descritiva e de cariz misto. Com vista ao conhecimento da opinião dos inquiridos, utilizou-se o inquérito por questionário. Os resultados desta investigação indicam que tanto os educadores de infância como os auxiliares de ação educativa sentem que não possuem conhecimentos suficientes para interagir com crianças autistas, mas possuem uma opinião positiva em relação à inclusão das mesmas, nas turmas e na própria escola. No que diz respeito às necessidades de formação dos educadores de infância, em relação às suas práticas, para a inclusão de crianças autistas, a maioria evidenciou a formação base como maior lacuna, aparecendo de seguida a formação pedagógica e a formação geral escolhida por um número menor. Quanto aos auxiliares de ação educativa, a maioria identificou a formação geral como a sua principal necessidade, seguindo-se a formação base e por fim a formação pedagógica. Conclui-se também que no caso dos educadores de infância a idade não influencia e que o nível de formação, somente influencia a opinião destes face à sua preparação para a prática pedagógica com autistas e face à inclusão dos mesmos na sua turma, não influenciando na opinião sobre a inclusão na escola onde lecionam. Por outro lado, no que respeita ao tempo de serviço, só foi possível verificarmos que influenciava a opinião dos educadores de infância na preparação para a prática pedagógica com autistas e na forma como viam a inclusão na sua escola, pois quando se referiam à inclusão de crianças autistas nas suas turmas o tempo de serviço já não alterava as suas opiniões. Relativamente aos auxiliares de ação educativa, a formação que possuíam não foi um fator influenciável nas opiniões recolhidas, por outro lado, a idade e o tempo de serviço foram considerados como variáveis em relação à inclusão, tanto na escola como nas suas turmas, porém o mesmo já não se verificou em relação à preparação para a prática pedagógica com autistas. This document adresses the theme of training needs for preschool teachers and preschool assistant-teachers in the municipality of Funchal and its goal is to understand if they have the key personal traits and skills, as well as the formal education and adequate training in order to work with young children showing signs of Autism in order to contribute to well-run and successful programms within the educational establishment. This study was generated using schools within the municipality of Funchal, where 30 preschool teachers and 30 preschool assistant-teachers were participants. A mixed-methods, descriptive approach was used in this analysis by written questionnaire. The results of this research indicate that both the preschool teachers and preschool assistant-teachers feel they don‟t know alot about Autism children and feel they will benifit of some training and information about Autism, but nevertheless they hold a positive opinion in relation to the inclusion of the same, in classes and in the school itself. With regards to the training needs of preschool teachers in their practices for the inclusion of children with Autism, the majority of the participants pointed lack basic training dealing with Autistic children as biggest problem, pedagogical training was second in this list and general training chosen by a smaller number. The majority of the preschool assistant-teachers identified general training as their bigger need, followed by basic training and then pedagogical training. We also conclude, looking at these results, that for preschool teachers, age was irrelevant, and that the level of training affected the level of confidence of their pedagogical practice with Autistic children and belief that the inclusion of Autistic children in their class, but don‟t have influence in the opinion about the inclusion of Autistic children in the school where they work. On the other hand, it was noticed that the lenght of service, had some influence in the opinion of preschool teachers about the preparation for the pedagogy pratices with Autistic children and in their opinion about the inclusion of these Autistic children in their schools. When considering inclusion of Autistic children in their own class, the lenght of service no longer influenced or changed their opinions and ideas. In regards of preschool assistant-teachers, looking at the survey results, training aquired or developed was not a factor with big influence, in other hand age and leght of service were considered as variables in relation to the inclusion of Autistic children in both their schools and in their classes, this was not the same in relation to the preparation for the pedagogy pratices with Autistic children.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4912
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