Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4895
Título: Modelo Conceptual Integrativo de Destination Branding - TouristMIND
Outros títulos: teste empírico no Porto e Norte de Portugal
Autor: Carvalho, Pedro Domingos da Costa
Orientador: Salazar, Ana
Ramos, Paulo
Palavras-chave: Destination Branding
Identidade da Marca
Imagem da Marca
Qualidade Percebida
Satisfação turística
Lealdade turística
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Destination Branding
Brand Identity
Brand Image
Perceived Quality
Tourist Satisfaction
Tourist Loyalty
Oporto and North of Portugal Tourism
Destination Branding
Identité de la Marque
Qualité Perçue
Satisfaction touristique
Loyauté touristique
Tourisme de Porto et Nord du Portugal
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: Enquadrado na área de conhecimento do destination branding, considerado um elemento critico para o sucesso do marketing dos destinos turísticos, este estudo tem como propósito contribuir para o desenvolvimento conceptual do mesmo. Nesse sentido, um modelo conceptual integrativo foi desenvolvido e testado empiricamente, tendo-se relacionado os constructos: identidade da marca, imagem da marca, qualidade percebida, satisfação turística e lealdade à marca; que sendo tidos como importantes para a avaliação DB não foram anteriormente identificados num só estudo. Em termos metodológicos, optou-se por um design de pesquisa descritivo, através de inquérito, com questionário estruturado para recolha de dados primários na zona pública de partidas do AFSC no Porto. Os sujeitos foram turistas residentes no estrangeiro em situação de pós-consumo. A amostra foi não-probabilística por conveniência, tendo-se obtido uma amostra de 466 questionários válidos. A estatística descritiva foi analisada com o software SPSS, e a análise multivariada, com AEE, usando os softwares PLS-SEM e SPSS-AMOS. Confirmou-se que o conjunto de associações da marca explica a imagem da marca, que existem relações da personalidade e da qualidade com a imagem da marca, um impacto da qualidade na satisfação e da qualidade/valor percebido na satisfação, que existem relações da imagem e da satisfação com a lealdade, da qualidade/valor percebido com a lealdade, da satisfação com a lealdade e, que a imagem da marca, a qualidade percebida e a satisfação explicam a lealdade. Verificaram-se ainda efeitos indiretos a confirmar as relações no modelo estrutural. O estudo teve implicações diretas (avaliação da performance da marca, do comportamento do consumidor e perfil do turista) para o Porto e Norte, e das discussões foram tiradas ilações para a gestão e dados contributos para as DMO, e outros stakeholders do DT. Concluiu-se que o modelo conceptual integrativo TouristMIND é um contributo original e relevante, pois em termos práticos, o modelo e o instrumento de recolha de dados (questionário) representam uma ferramenta útil para as DMO avaliarem o DB dos DT.
Framed in the knowledge area of destination branding, considered a crucial element for the success of tourist destination marketing, this study aims to contribute for its conceptual development. Therefore, an integrative conceptual model was developed and empirically tested, and a relationship between the following constructs was established: brand identity, brand image, perceived quality, tourist satisfaction and brand loyalty; these constructs which are seen as important for the DB evaluation were not identified before in a single study. In methodological terms, we opted for a descriptive research design, through a survey, with a structured questionnaire for the primary data collection in the departures public area of the airport AFSC in Oporto. The subjects were tourists living abroad in a situation of post-consumption. The sample was non-probabilistic for convenience and a sample of 466 valid questionnaires was obtained. Descriptive statistics were analysed with SPSS software, and multivariate analysis, with SEM, using PLS-SEM and SPSS-AMOS software. We verified that: the set of brand associations explains brand image; there are connections between personality/quality and brand image; there is an impact of quality on satisfaction and perceived quality/value on satisfaction; there are connections between brand/satisfaction and loyalty, perceived quality/value with loyalty, satisfaction with loyalty; and brand image, perceived quality and satisfaction explain loyalty. Also, we verified indirect effects that confirm the connections in the structural model. The study had direct implications (brand performance evaluation, consumer behaviour evaluation and tourist profile evaluation) for Oporto and the North of Portugal, and discussions led to conclusions, as well as, contributive data for the management of DMO and other TD stakeholders. We concluded that the integrative conceptual model TouristMIND is an original and relevant contribution since, in practical terms, the model and the data collection instrument (questionnaire) represent a useful tool for the DMO to evaluate the DB of the TD.
Encadrée dans la connaissance destination branding, considérée comme un élément essentiel pour le succès du marketing des destinations touristiques, cette étude vise à contribuer à l’élaboration conceptuelle de la même. En conséquence, un modèle conceptuel intégrateur a été développé et testé empiriquement, en associant des constructions connexes: identité de la marque, image de la marque, la qualité perçue, la satisfaction des touristes et fidélité à la marque; celles-ci, en étant considérées comme importantes pour l'évaluation DB, n’ont pas été identifiées précédemment dans une seule étude. En ce qui concerne la méthodologie, nous avons choisi une conception de recherche descriptive, à travers une enquête, en utilisant un questionnaire structuré pour recueillir des données primaires sur la zone publique de départs de l'AFSC (Aéroport Francisco Sá Carneiro), à Porto. Les sujets étaient des touristes résidant à l'étranger en situation de post-consommation. Nous avons utilisé l'échantillonnage non probabiliste, en obtenant un échantillon de 466 questionnaires valides. Les statistiques descriptives ont été analysées avec le logiciel SPSS, et l'analyse multivariée, avec la méthode d’équations structurelles (MES), en utilisant le logiciel PLS-SEM et SPSS-AMOS. Il a été confirmé que l'ensemble des associations de la marque explique l'image de la marque, qu’il y a des relations de la personnalité et de la qualité avec l'image de la marque, un impact de la qualité sur la satisfaction et la qualité / valeur perçue dans la satisfaction, qu'il y a des relations de l'image et de la satisfaction avec la loyauté, de la qualité / valeur perçue avec la loyauté, de la satisfaction avec la loyauté et, que l'image de la marque, la qualité perçue et la satisfaction expliquent la loyauté. Il y a eu aussi des effets indirects pour confirmer les relations dans le modèle structurel. L'étude a eu des implications directes (évaluation de la performance de la marque, du comportement des consommateurs et le profil des touristes) pour Porto et le Nord, et à partir des discussions des leçons pour la gestion ont été retirées et aussi des contributions aux DMO, et autres intervenants de la destination touristique (DT). Il a été conclu que le modèle conceptuel intégrateur TouristMIND est une contribution unique et importante, parce qu’ en termes pratiques, le modèle et l'outil de collecte de données (questionnaire) représentent un outil utile pour que les DMO évaluent le DB des DT.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Empresariais, especialidade em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10284/4895
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