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Título: A Deteção de Crianças para a Intervenção Precoce na Creche
Outros títulos: barreiras percecionadas pelos Educadores de Infância
Autor: Graça, Isabel dos Reis Palma
Orientador: Saavedra, Luísa
Palavras-chave: Intervenção precoce
Creche
Formação de educadores de infância
Early intervention
Daycare
Early childhood teacher training
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente estudo tem como objetivo aprofundar de que forma são percecionados pelos educadores de infância os indicadores à deteção de crianças com risco grave de desenvolvimento e se a formação do educador de infância lhes confere as competências necessárias que permitam a deteção de crianças na resposta social de creche para a intervenção precoce em Instituições Particulares de Solidariedade Social. Para o efeito, utilizou-se uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa. Como técnica de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas. Entrevistaram-se 12 educadoras de infância titulares de sala que lecionam no concelho de Tavira. Para a análise da informação recolhida efetuou-se uma análise de conteúdo das respostas das entrevistadas. As conclusões apontam que existem barreiras nas perceções dos educadores de infância quanto à deteção de crianças para a intervenção precoce na creche. Constatou-se como barreiras à sinalização a aceitação por parte dos pais, uma vez que não é fácil aceitar a existência de um filho com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Sugerem que o número de crianças existentes por sala é elevado para as dimensões das mesmas. Sugerem de igual modo o défice de formação inicial e contínua para a resposta social de creche. Como medidas sugeridas propõe-se que a configuração dos programas de estudo dos estabelecimentos de ensino pode ser justificada pela necessidade de repensar a formação inicial e contínua dos educadores de infância, as suas responsabilidades, conhecimentos científicos e competências intrínsecas ao desempenho das suas funções, e a urgente capacitação de todos os profissionais para a deteção de crianças em risco grave de desenvolvimento.
This study aims to deepen how indicators on detection of children at severe risk of development are perceived by early childhood educators and whether their training qualifies them with the required skills to enable the detection of children in daycare social response for an early intervention in Private Institutions of Social Solidarity. For this purpose, we developed a research of a qualitative/interpretive nature. As for the data collection technique, we resorted to semi-structured interviews with open- and close-ended questions. We interviewed 12 early childhood educators currently teaching in the municipality of Tavira. For the analysis of the information collected, we conducted an analysis on the content of the answers given by the interviewees. The findings show that there are barriers in early childhood educators' perceptions as to the detection of children for early intervention in daycare. We found as barriers to such detection the acceptance by the parents, since it is not easy to accept the existence of a child with Special Educational Needs (SEN). They suggest that the number of children per class is high in view of the dimensions thereof. They also suggest there's an initial and continuing training deficit for daycare social response. As recommendations, we propose a reconfiguration of the schools' study programs, justified by the need to rethink both initial and continuous training of early childhood educators, their responsibilities, scientific knowledge and skills inherent to the performance of their duties, and the urgent empowerment of all professionals for the detection of children at severe risk of development.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
URI: http://hdl.handle.net/10284/4888
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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