Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4815
Título: Motivação e disciplina
Outros títulos: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
Autor: Vasconcelos, Olga Narciso
Orientador: Coelho, Fátima
Nunes, Armindo
Palavras-chave: Motivação
Desmotivação
Disciplina
Indisciplina
Motivation
Demotivation
Discipline
Indiscipline
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A motivação e a disciplina, na sala de aula, têm sido matéria de relevo na vida escolar dos intervenientes. Este estudo teve como objetivos gerais, relacionar as características pessoais dos alunos com a sua motivação e disciplina e relacionar as características pessoais dos professores com as perceções sobre as características de um aluno indisciplinado e desmotivado. Foram definidos nove objetivos específicos. Os dados derivam de inquéritos por questionário aplicados a vinte e seis alunos e doze professores, da turma C do 7º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária da Bemposta, em Portimão. Concluiu-se que a desmotivação é o motivo fulcral para os alunos não gostarem de estudar. A maioria destes alunos perceciona-se como sendo faladora e pouco participativa. Espanhol é a disciplina preferida e Físico-Química é a menos preferida, devendo-se ambas à motivação nutrida pelos conteúdos e pelos professores. Alguns não possuem motivação para as aulas e muitos consideram-se indisciplinados. O que os motiva é a aprendizagem e os professores. O que os desmotiva é a indisciplina da turma, as matérias e os professores. Insultar e desencadear motim são os comportamentos mais percecionados como indisciplinados. Grande parte dos docentes inquiridos é unânime na presença de desmotivação (maior incidência) e de indisciplina (menor incidência) na turma. Maioritariamente, o que motiva os alunos para a aprendizagem é a compreensão da utilidade das disciplinas escolares, a par da relação empática com os professores. Alunos repetentes gostam menos das aulas e têm uma menor motivação. A distração é a principal característica assinalada a alunos desmotivados. Alunos com um nível semelhante de conhecimentos e de sucesso académico, na mesma sala, proporcionam boa aprendizagem e aquisição de competências. A movimentação dos alunos e a relação família-escola influem no aparecimento da indisciplina. O elogio é a estratégia de prevenção mais assinalada. O reforço positivo, pelo comportamento adequado, é a estratégia de modificação comportamental mais mencionada. Qualquer tipo de agressão é percecionado como comportamento indisciplinado.
Motivation and discipline have been subject of several studies over time given their importance for school, professional and social life. The general objectives of this study were to relate students' personal characteristics to their motivation and discipline and teachers' personal characteristics to their perceptions regarding the characteristics of an unmotivated and undisciplined student. Nine specific goals were also defined. The data derives from questionnaire surveys, applied to twenty six students and twelve teachers, of Class C of the 7th school year of the Basic and Secondary School of Bemposta, Portimão. It was concluded that demotivation is the main reason for the surveyed students' lack of interest in studying. In the classroom, most students are talkative and not very participative in the contents worked. Spanish is the students' favourite subject, whereas Physics and Chemistry is the least favourite. This is due to the motivation created by the contents and by the teachers. Half of these students are not motivated for classes and less than half are considered to be undisciplined. Learning and teachers are what motivate the students, while the classes' indiscipline, subjects/learning and teachers are what demotivate them. Insulting colleagues and teachers and throwing objects are considered undisciplined behaviours by these students. More than half of the teachers agrees unanimously on the presence of demotivation (greatest incidence) and lack of discipline (lesser incidence) on the class. For most of the surveyed teachers, understanding the school subjects' usefulness, as well as establishing an empathic relationship with the teachers, is what motivates students to learn. It was proven that repeating students enjoy less being in class and have a greater lack of motivation. The "distant look when listening to an oral communication by the teacher" is the main characteristic attributed, by these teachers, to unmotivated students. Conversely, students with a similar level of knowledge and academic success, in the same classroom, contribute for a more fluent learning experience and provide them with greater competences. Students' movement and the family-school relation affect the occurrence of indiscipline. The main strategy for prevention is to praise, while positive reinforcement for adequate behaviour is the most mentioned behavioural modification strategy. Verbal, moral, psychological and/or physical aggression towards teachers and colleagues are perceived unanimously by the surveyed teachers as undisciplined behaviours.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4815
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO OLGA VASCONCELOS.pdf812,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
DISSERTAÇÃO ANEXOS OLGA VASCONCELOS.pdf4,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.