Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4806
Título: To evaluate sense of place of tourists visiting Kazbegi National Park
Autor: Poladashvili, Tamari
Orientador: Cardoso, António
Palavras-chave: Sentimento de lugar
Apego o lugar
Identidade ao lugar
Dependência
Experiência do lugar
Satisfação
Sense of place
Place attachment
Place identity
Place dependence
Place experience
Place satisfaction
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: As pessoas, muitas vezes, são atraídos para ambientes naturais únicos. Mas o que as faz desenvolver o “sentimento de lugar”? O foco desta investigação foi o de explorar o significado de "sentimento de lugar” no caso dos parques nacionais. Procurou-se desenvolver uma melhor compreensão do conceito, uma vez que a sua interpretação se altera em função da disciplina que se debruça sobre esta temática. Neste contexto, esta dissertação contribui empiricamente para a análise e a interpretação das questões relacionadas com o “sentimento de lugar” em termos de ambiente e turismo, em particularmente nos parques nacionais Com base na revisão da literatura e nos estudos anteriores, identificamos algumas limitações relativas ao “sentimento de lugar” para destinos turísticos em ambientes naturais. Assim, foi desenvolvido um modelo conceptual que identifica os fatores explicativos do “sentimento de lugar”, tais como: “identidade de lugar”, “dependência do lugar” e “experiência do lugar”. O modelo considera que o “sentimento de lugar” tem impato na satisfação dos turistas. No geral, o modelo revela o quão profunda é a dimensão de "sentimento de lugar “ e, como isso, pode contribuir para a melhoria do turismo A validade do modelo foi analisada através da exploração do significado de cada conceito em termos de áreas protegidas e turismo. O trabalho empírico recorreu ao método quantitativo para obter os dados que retratam o estudo de caso do Parque Nacional de Kazbegi. O questionário foi realizado com o objetivo de relacionar a experiencia dos turistas com o lugar, o sentimento de lugar, as suas actividades, as suas atitudes perante o desenvolvimento das condições atuais do turismo e das futuras melhorias. Os resultados evidenciam que os turistas que visitam a Parque Nacional de Kazbegi apresentam níveis significativos de “apego ao lugar”, “identidade ao lugar”, “dependência do lugar” e satisfação com o lugar. Além do mais, o estudo demonstra que os turistas revelam ter um forte sentimento do lugar.
People are often attracted to unique natural environments, but what makes them having the Sense of place? The focus of the research was to explore the meaning of ‘sense of place’ in national parks setting. Develop better understanding of the concept, since the nature of the concept is changing from discipline to discipline. In this framework the given thesis makes the empirical contributions to the resolution of issues connected with sense of place in terms of tourism and particularly national parks setting. Based on literature review and background studies, we have identified some limitations concerning sense of place for natural tourism destinations. Therefore, we have developed conceptual model, which explains the factors related to sense of place. The given model is grounded on the variables such as: Place attachment, Place identity, Place Dependence and Place experience. The model supports understanding of tourist’s Place satisfaction. Overall, model illustrates how deep consideration of ‘sense of place’ can enhance tourism. The validity of the model was examined by exploring the meaning of each concept in terms of protected areas and tourism. Besides the empirical work, quantitative method was used to obtain the data involving case study of Kazbegi National Park. The questionnaire was conducted with the aim of recognizing people-place relationship, their activities and experience, their attitude of existing tourism development and future improvements. The results show that tourists visiting to Kazbegi National Park have significance level of Place attachment, Place identity, Place dependence and place satisfaction. Therefore they have Sense of place.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10284/4806
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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