Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4791
Título: As perceções dos professores face à inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo nas turmas de ensino regular e em unidades de ensino estruturado
Autor: Conceição, Maria Manuela Ferreira da
Orientador: Madeira, Leocádia
Palavras-chave: Inclusão
Perceção dos professores
Perturbações do espetro do autismo
Contexto educativo
Inclusion
Perception of teachers
Autism spectrum disorders
Educational context
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente dissertação tem como tema de estudo e objetivo essencial conhecer e refletir sobre a perceção dos professores face à inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo (PEA)1 nas turmas do ensino regular e em unidades de ensino estruturado. Como tal, incide numa primeira parte, de caráter teórico, sobre a escola inclusiva direcionada por excelência para alunos com PEA, com referência especial para a intervenção pedagógica utilizada para os mesmos. Numa segunda parte apresenta-se o trabalho empírico, de caráter exploratório (descritivo), assente numa metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário dirigido a uma amostra de docentes de educação especial e do ensino regular de um agrupamento de escolas, com experiência docente com esta tipologia de alunos. Neste espírito, pretendeu-se conhecer as suas opiniões sobre diversificada temática, caso da aprendizagem, comportamento e inclusão dos alunos com PEA no contexto educativo, bem como a promoção da inclusão por parte do agrupamento para com estes alunos, nomeadamente quanto à organização, gestão dos recursos humanos/pedagógicos e processo de inclusão dos alunos na sala de aula do ensino regular, bem como nas unidades de ensino estruturado. Como resultados finais, há a relevar uma generalizada perceção positiva dos docentes inquiridos quanto à maior parte dos itens questionados nas diversas temáticas abordadas, testemunho de uma escola inclusiva e integração destes alunos nas turmas do ensino regular em unidades de ensino estruturado, conforme objetivo central de reflexão da presente dissertação.
This dissertation has a essential subject of study to know and reflect on teachers perception towards the inclusion of students with autism spectrum disorders in the regular classes and objective structured teaching units. As such, focuses in the first part, the theoretical nature of inclusive school guided by excellence for student with autism spectrum disorders, with special reference to the pedagogical intervention used to them. The second part presents the empirical work, which has exploraty and descriptive nature, based on a quantitative methodology using a survey questionnaire to a sample of special education and regular education teachers of a school group. These teachers have experience faculty with this typology of students. In this spirit, we intended to Know their opinions on divers themes, namely learning, behavior and inclusion of students with autism spectrum disorders in the educational context, as well as inclusion promotion of these students done by the grouping, particulary regarding the organization, management of human/ learning resources and inclusion process of students in the class or regular education room as well as in units of structured teaching. As final results, there is to reveal widespread positive perception of teachers as respondents for most items asked in the various addressed topics, testifying and inclusive school able to integrate these students in regular classes and units of structured teaching according to the central objective reflection of this dissertation.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4791
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertacaodeMestrado _ MariaManuelaFerreiradaConceicao.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos_ MariaManuelaFerreiradaConceicao.pdf9,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.