Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4770
Título: Sexualidade na adolescência
Outros títulos: implementação de um programa de orientação para alunos com défice intelectual
Autor: Vieira, Rita Vasconcelos
Orientador: Saavedra, Luísa
Palavras-chave: Défice Intelectual
Inclusão
Sexualidade
Educação Sexual na Escola
Educação Sexual a alunos com Défice Intelectual
Intellectual disability
Inclusion
Sexuality
Sex education at school
Sex education for students with intellectual disability
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A sexualidade é um fenómeno natural, transversal a todo o ser humano, devendo ser vivenciada na sua plenitude por todos sem exceção. O presente trabalho de investigação tem como objectivos, a implementação de um programa de Educação Sexual (Projeto ESA) a alunos com défice intelectual, ao mesmo tempo que procura aferir a aquisição de conhecimentos e a importância manifestada por estes alunos na sua aplicação. Com a implementação deste programa pretendeu-se proporcionar informação/formação, de modo a possibilitar a expressão e vivência da sexualidade, por parte dos jovens portadores de défice intelectual de forma mais consciente, autónoma e saudável, minimizando a sua vulnerabilidade, preconceitos e repressões. A recolha de dados foi efectuada através da aplicação de dois questionários, um dos quais funcionou como pré teste e pós teste, com questões fechadas e um outro de autoavaliação que incluía questões abertas e fechadas. Participaram no estudo três alunas do segundo ano do curso de educação e formação, nível II, ao longo de um trimestre. As conclusões indicam que as participantes possuíam poucos conhecimentos sobre a temática da sexualidade, mas foram capazes de interiorizar conhecimentos após a aplicação do programa de educação sexual. Verificou-se, também, que respeitaram as regras preestabelecidas e apresentaram capacidade de participar nas atividades propostas com interesse e empenho. Manifestaram, igualmente, satisfação perante um projeto desta natureza e reconheceram a importância do mesmo no seu futuro.
Given that sexuality is a natural phenomenon, transversal to every human being that should be experienced in its fullness, and given its singularity. The aim of this project will be the implementation of Sex Education program (ESA Project) for students with intellectual disability, while measure the knowledge acquisition and importance expressed by the students involved in this program. With the implementation of this program we intend to provide information/ education, so as to improve the skills and experience of sexuality by young people with intellectual disability in order to became more conscious, independent and healthy, minimizing their vulnerability, prejudice and repression. Collection data was realized by applying two formularies, one of which served as pre- and post-test with closed questions and another self-assessment that included open and closed questions. In this study, three students participated belonging to second year of education and training, level II, over a period of time. The data obtained with this study indicate that the participants had limited knowledge on the sexuality subject, although that they were able to internalize knowledge through the application of the sex education program. It was found also that they respected the pre-established rules and showed the ability to participate in the proposed activities with interest and commitment. Furthermore, the group indicated a satisfactory degree for their participation in a project of this nature and recognized its importance in their future.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4770
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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