Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4750
Título: Perspectivas epistemológicas que norteiam o desenvolvimento da espiritualidade na formação continuada de professores
Autor: Albuquerque, Carlos Alberto Guilherme de
Palavras-chave: Espiritualidade
Colapso
Consciência

Relacionamento
Spirituality
Collapse
Consciousness
Faith
Relations
Data: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: As limitações, dores e frustrações sempre se constituíram num grande obstáculo para o homem moderno, sobretudo para a maioria dos jovens que não sabem como lidar e o que fazer com elas. O mundo tem que girar em torno deles e, por isso, não consegue enxergar nada além do que não lhes satisfaçam. Amplamente se cultiva a agressividade, a busca imediata do prazer, a alienação social, a dificuldade de se colocar no lugar do outro. A educação falha e, assim, não alcançam seus objetivos; consequentemente, não rompe com a rigidez mental com que se identificam. A falta de visão de desenvolver a inteligência espiritual, na educação, sempre foi um grande mal para a sociedade, que tem buscado fórmulas prontas para resolver a violência, que vem crescendo nas escolas. O objetivo desse relatório final é analisar, de forma crítica e heuristicamente positiva, os princípios básicos dos quais se fundamentam a Neurociência e a Mecânica quântica à luz do desenvolvimento da espiritualidade, na formação continuada de professores, bem como relacionar com o ponto de vista de alguns autores consultados. A sua importância se dar por se tratar da compreensão e discussão a partir do entendimento da tendência de unificação das leis da Física clássica com a Mecânica quântica, na “teoria de corda” ou “teoria do tudo”, através da interação entre os campos quânticos unificados de energia, que, ao que parece, estão apontando para um novo relacionamento quântico entre a mente e a consciência, na formação da realidade, pelo observador de um novo universo material que interfere no desenvolvimento de sua espiritualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e de caráter teórico, dessa forma e de maneiras gerais, segue o roteiro comum a toda e qualquer pesquisa bibliográfica que é identificar, localizar e obter o material bibliográfico de interesse para os questionamentos feitos. No desenvolvimento da pesquisa, identificou-se que, mesmo com os significativos avanços das últimas décadas da Neurociência moderna e da Mecânica quântica em ultrapassar o reducionismo em que ainda estão inseridas, na busca incessante de desvendar os enigmas de todos os comportamentos humanos, é necessário buscar novas estratégias que se integrem profundamente na consciência do ser humano como um todo e, com isso, redefinir novos paradigmas de convivência global. Nesse contexto, a UNESCO recomenda que a educação deva adotar uma postura ética, moral e espiritual mais acentuada, em que o desabrochar da espiritualidade deverá ser a grande tendência do século XXI. O papel do professor observador, por estar inserido na educação no seu constante diálogo com os alunos e na comunidade como um todo, é além demais do que é altamente urgente e imprescindível. Apropriando-se das discussões por alguns autores consultados resultantes da pesquisa, desenvolveu-se uma proposta de formação continuada, aliada a importância do desenvolvimento da espiritualidade na educação atual no contexto da Mecânica quântica, e, por sua vez, suscitar o ânimo de outros pesquisadores à discussão que, contribuam com sugestões de novos procedimentos para o tema em questão.
Limitations, pain and frustration have always constituted a major obstacle for the modern man, especially for the majority of young people that do not know how to cope with and what to do with them. The world has to turn around them and therefore they cannot see anything beyond what does not satisfy them. Aggression, the immediate pursuit of pleasure, social alienation, the difficulty of putting themselves in another person´s place are widely cultivated . Education fails and thus does not achieve its goal; consequently, it does not break with the rigidity in which they are identified with. The lack of vision to develop a spiritual intelligence, in education, has always been a great damage to the society, which has searched for set formulas to solve the violence problem, which has been growing in school. The purpose of this final report is to analyze critically, and in an heuristically positive way, the basic principles which underlie the Neuroscience and quantum mechanics in the light of the development of the spirituality, in the continuing education for teachers as well as to relate it to the view of some consulted authors. Its importance is due to the fact that it understands and discusses the topic from the understanding of the tendency to unify the laws of classical physics to quantum mechanics, the " string theory " or " theory of everything " through the interaction between the unified quantum energy fields, which seems to be pointing to a new quantum relationship between the mind and consciousness, in the formation of reality, by the observer of a new material universe that interferes in the development of their spirituality. This is a bibliographic survey with a theoretical nature and thus follows the common idea of any bibliographic research which is to identify, locate and obtain the bibliographic material to the inquiries made. In the development of this survey, some aspects were identified: even with the significant advances of the last decades of the modern neuroscience and quantum mechanics to overcome reductionism, which are still embedded in the constant search to unveil the enigmas of all human behaviors, it is necessary to seek for new strategies that integrate themselves deeply into the consciousness of the human being as a whole and thereby, redefine new paradigms of global coexistence. In this context, UNESCO recommends that education should adopt an ethical, moral and spiritual posture, in which the flowering of spirituality should be the major trend of the 21st century. The role of the observer teacher, for being inserted in education in their constant dialogues with students and the community as a whole, is simply urgent and essential. Based on some discussions of some consulted authors in this research, a proposal for continuing education was developed, combined with the importance of the development of the spirituality in education today, in the context of quantum mechanics, and, in turn, raise the spirits of other researchers that the discussion, contribute suggestions for new procedures for the issue at hand.
Descrição: Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do título de pós-doutorado em Ciência da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10284/4750
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos

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