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Título: O uso de objectos de aprendizagem no ensino secundário
Outros títulos: uma aplicação prática à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação
Autor: Moreira, Márcia Cristina de Castro
Orientador: Gouveia, Luís Borges
Palavras-chave: E-learning
Objectos de aprendizagem
Ensino secundário
Disciplina TIC
Flash
Data de Defesa: 2007
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho consiste num estudo de caso para avaliar a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento do ensino presencial. O objectivo é avaliar como é percepcionada a utilidade dos objectos de aprendizagem no contexto do ensino secundário, tomando como referência os alunos do 10º ano de escolaridade do Colégio Nossa Senhora do Rosário na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para a elaboração do estudo foi necessário investigar como se estruturam e desenvolvem conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objectos de aprendizagem, avaliar a sua utilidade no ensino secundário para disciplinas de foro tecnológico, indagar a utilidade de uma plataforma de e-learning para a sua distribuição e organização e, por último, avaliar o impacte resultante do seu uso. A criação de objectos de aprendizagem, como recurso de e-learning, para o ensino secundário é uma realidade pouco explorada. Por esse motivo e também pelo facto dos alunos não terem maturidade suficiente para a auto-aprendizagem, foi esperada uma resistência por parte destes a este tipo de conteúdos. Contudo, após um período de adaptação, os alunos reconheceram a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento ao ensino presencial, potenciando um suporte adicional à aprendizagem dos temas da disciplina e, consequentemente, melhores resultados, sendo motivados pela interactividade e funcionalidades dos conteúdos. Como resultado do estudo foi possível observar que estes alunos ainda não estão devidamente preparados quer a nível psicológico quer a nível metacognitivo para promover o seu conhecimento de forma autónoma. Após a conclusão do estudo de caso, e no seu contexto, é ainda possível verificar que os objectos de aprendizagem podem contribuir para uma potencial maior motivação e um maior empenho na aprendizagem, quando em complemento com as aulas em ambiente presencial. Sendo este estudo de caso uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem tirar algumas conclusões que poderão ser aplicadas a realidades próximas da apresentada neste trabalho.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Sistemas de Informação e Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10284/474
Aparece nas colecções:FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado

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