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Título: Variáveis de aprendizagem e bem-estar psicológico em alunos do 7º ano de escolaridade
Autor: Silva, Maria de Fátima Teixeira da
Orientador: Costa, Ana
Palavras-chave: Bem-estar psicológico
Variáveis de Aprendizagem
Alunos
Psychological well-being
Learning variables
Students
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O principal objetivo do presente estudo é avaliar e compreender as relações entre o bem-estar psicológico e as variáveis de aprendizagem dos alunos em função do sexo (feminino, masculino), da idade e da aprendizagem (notas do 3º período a Matemática e Português). Participaram neste projeto 170 alunos de Escolas do Porto, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: o inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem e o KIDSCREEN 27. Os principais resultados verificados mostram relações entre o bem-estar psicológico e as variáveis de aprendizagem dos alunos, assim como variações nestes construtos quando são consideradas as variáveis relativas ao sexo e à idade e ao rendimento escolar (notas do 3º período de português e matemática). O inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem mostrou possuir qualidades psicométricas aceitáveis ao nível da validade, fidelidade e sensibilidade.
The purpose of this work is to evaluate and understand the relations between the psychological well-being and the intervening variables in learning of students with different gender (female and male), age and learning (notes of the 3rd period Mathematics and Portuguese). One hundred and seventy students of a Porto schools participated in this study, with both gender and ages between 12 and 15. We used the following instruments to gather the data: the Intervening Variables in Learning Inventory and the KIDSCREEN 27. The main results underlined the relations between psychological well-being and the learning styles, as well as variations in these concepts when we consider variables such as gender, age and school performance (notes of the 3rd period of Portuguese and mathematics). The Intervening Variables in Learning Inventory revealed good psychometric qualities regarding validity, fairness and sensitivity.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10284/4733
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