Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4723
Título: Absentismo Escolar
Outros títulos: a escola, a família e o futuro
Autor: Monteiro, Daniela Filipa da Silva
Orientador: Santos, Paula Mota
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente estudo intitulado “Absentismo Escolar: a escola, a família e o futuro” aborda a problemática do Absentismo escolar tendo em consideração as instituições escolar e familiar bem como as perspectivas de futuro dos próprios jovens. Através de metodologias qualitativas com a técnica de entrevista em profundidade, semiestruturada e respectiva análise de conteúdo e observação participante, bem como do uso de metodologia quantitativa através do inquérito por questionário pretendemos obter dados relevantes para o estudo aqui apresentado. Consequentemente, o estudo retrata as apreciações quer por parte dos Diretores de Turma, que por parte dos alunos e seus familiares acerca desta problemática que envolve a família e a escola. Deste estudo fizeram parte 7 alunos com absentismo escolar, 4 Diretores de Turma e 6 Encarregados de Educação. Com a análise de resultados, podemos concluir que as apreciações diferem consoante o grupo de entrevistados denunciando uma fraca relação entre a escola e a família. Com efeito, o sucesso escolar dos alunos não se evidencia neste estudo tendo como consequência igualmente a falta de objectivos futuros. No entanto, foi possível obter resultados positivos no que diz respeito à possibilidade de mudança, através de uma intervenção de maior proximidade uma vez que estes jovens passaram a ter mais motivação e menos faltas de assiduidade, favorecendo assim a possibilidade do sentimento de sucesso com estes jovens.
The present study entitled "School Absenteeism: school, family and the future" addresses the problem of school absenteeism within the relational context of the school and family as well as considering the future prospects of young people. The data was collected through a qualitative methodology with participant observation, the technique of semi-structured in-depth interviews and respective content analysis as well as quantitative methodology through survey by questionnaire . Consequently, the study portrays the testimonials by Class Directors, by the students and their families about this problem that involves both the family and the school. In this study participated 7 students with truancy, 4 Class Directors and 6 ClassLegal Custodians. The study shows the findings differing depending on the group of respondents displaying also a weak relationship between school and family. Indeed, the lack of academic success of students results in the lack of future objectives. However, it was possible to obtain positive results with regard to the possibility of change through an intervention of closer proximity to the youths, as the young people part of the study ended up by showinggreater motivation diminishing their truancy level thus promoting the feeling of success with these youngsters.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau Licenciada em Serviço Social
URI: http://hdl.handle.net/10284/4723
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Absentismo Escolar Daniela Monteiro.pdf977,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.