Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4716
Título: A mediação digital como suporte para a participação no contexto dos sindicatos de professores
Outros títulos: proposta de um modelo com base na análise de experiências de e-participação
Autor: Quental, Carlos Alberto Torres
Orientador: Gouveia, Luís Borges
Palavras-chave: Mediação digital
Web social
Participação pública
Participação
E-participação
Sindicalismo
FENPROF
SPRC
Liberopinion
Digital mediation
Social Web
Public participation
Participation
E-participation
Unionism
Médiation numérique
Web social
Participation public
Participation
E-participation
Syndicalisme
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: A década de 2000 fez da Internet o meio preferencial para a comunicação entre cidadãos. Nasceu o Youtube, o Second Life, o Twitter, o Facebook, o LinkedIn, as redes sociais em geral e a Web 2.0. O advento da Internet, da Web 2.0, das redes sociais, permitiram desenvolver novas formas de relacionamento entre governos e cidadãos, com destaque para a interação mediada eletronicamente entre cada cidadão ou grupos de cidadãos e diferentes organismos, públicos, privados ou de âmbito social, dando origem a uma nova forma de participação designada por e-participação. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é contribuir para uma melhor compreensão dos benefícios desses ambientes colaborativos, promovendo a qualidade de interação entre os atores, ou seja, contribuir para o estudo da e-participação em organizações, com aplicação, principalmente, na relação entre sindicatos de professores, professores e outros atores da sociedade civil. No contexto dos sindicatos de professores portugueses, a adoção de tecnologias de informação e comunicação é já uma realidade. No entanto, os sindicatos privilegiam a disseminação de informação unidirecional, quer através de correio eletrónico, SMS ou newsletters, quer através dos seus portais Web. Estes ainda carecem de interação, participação e colaboração. Acreditamos, por isso, que seria útil e desejável desenvolver uma solução tecnológica que promove a participação estruturada e a comunicação multidirecional (síncrona e assíncrona) entre sindicatos, os seus membros e outras partes interessadas na educação, num único lugar, neutro e regulamentado, de forma a reduzir o fosso de comunicação identificado e fortalecer a relação entre esses atores chave. Propomos, assim, uma plataforma de mediação digital projetada para reunir vários atores num espaço deliberativo compartilhado, baseada num modelo concetual e a prova correspondente de conceito para apoiar a comunicação entre sindicatos de professores e a sociedade civil, em geral. Acreditamos que esta proposta pode enriquecer os portais dos sindicatos de professores com características inovadoras e, como resultado, contribuir para fortalecer a relação entre os sindicatos e a comunidade educativa e promover a participação de todos os interessados no processo de educação. A prova de conceito deste estudo, uma plataforma de mediação digital com suporte para comunicação síncrona e assíncrona bidirecional, foi adequada ao contexto dos sindicatos de professores através de dez experiências de utilização aplicadas na Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), com o envolvimento de outros atores, como os sindicatos membros da FENPROF e outros sindicatos de professores, representantes de municípios e empresas, associações de pais, políticos e sociedade civil. Neste estudo apresentam-se os resultados obtidos a partir das experiências de utilização, analisam-se e discutem-se esses resultados à luz do modelo proposto, a que chamamos esfera da participação e, em face disso, fazem-se recomendações para que os sindicatos sejam organizações mais dinâmicas e se transformem em entidades ligadas.
The 2000s made the Internet the preferred means for communication between citizens. The Youtube, Second Life, Twitter, Facebook, LinkedIn, the social networks in general, and the Web 2.0 were born. The rise of these tools, based on the Web 2.0, enabled the development of new ways of interaction between governments and citizens. Particularly relevant is the electronically mediated interaction between each citizen or groups of citizens and several public, private, or social, organizations, which has led to a new form of participation, known as e-participation. In this context, the aim of the current study is to contribute to a better understanding of the benefits of these collaborative environments by promoting the quality of interaction among participants, i.e., to contribute to the study of e-participation in the organizations, especially in the relationship between teachers’ unions, teachers, and other participants from the civil society. Regarding the Portuguese teachers’ unions, the adoption of information and communication technologies is already a reality. Nevertheless, the application of these technologies is usually limited to the unidirectional spread of information, either via email, SMS or newsletters, or through their Web portals. In other words, the unions still lack in interaction, participation and cooperation. Therefore, we believe it would be useful and desirable to develop a technological solution that promotes a structured participation and a multidirectional communication (synchronous and asynchronous) among the unions, their members and other participants interested in the educational system, in a single, neutral, and regulated place in order to reduce the identified communication gap and strengthen the relationship between these key actors. Accordingly, we propose a platform for digital mediation, based on a conceptual model, and designed to bring together different stakeholders in a deliberative shared space, and the corresponding proof of concept to support the communication between the teachers' unions and the civil society in general. The aforementioned platform is expected to enrich the teachers’ unions’ portals with innovative features, and thus help strengthen the relationship between the unions and the educational community, and promote the participation of all stakeholders in the education process. The proof of concept of the current study, a platform for digital mediation with support for synchronous and asynchronous two-way communication, was properly adapted to the context of the teachers’ unions through ten experiments applied at the National Federation of Teachers (FENPROF) and the Teachers’ Union of the Centre Region (SPRC). These experiments also included the participation of member unions of FENPROF and other teachers’ unions, municipalities’ and companies’ representatives, parents associations, politicians and the civil society. The outcomes of the performed experiments are analysed and discussed considering the proposed model, here named participation sphere, and, in light of these, different suggestions are proposed for the unions to become more dynamic and to turn into connected entities.
Les années 2000 ont fait de l'Internet le moyen privilégié pour la communication entre les citoyens. Pendant cette période sont nés YouTube, Second Life, Twitter, Facebook, LinkedIn, les réseaux sociaux en général et le Web 2.0. L'avènement d’Internet, du Web 2.0, des réseaux sociaux, ont permis le développement de nouvelles formes de relations entre les gouvernements et les citoyens, en particulier l'interaction médiée par voie électronique entre les citoyens ou groupes de citoyens et diverses organisations publiques, privées ou sociales, donnant naissance à une nouvelle forme de participation appelée e-participation. Dans ce contexte, l'objectif de cette étude est de contribuer à une meilleure compréhension des avantages de ces environnements collaboratives, en promouvant la qualité d'interaction entre les acteurs, c’est à dire, de contribuer à l'étude de l'e-participation en organisations, surtout en ce qui concerne la relation entre les syndicats d'enseignants, les enseignants et d’autres acteurs de la société civile. Dans le contexte des syndicats portugais d’enseignants, l'adoption de technologies d’information et de communication est déjà une réalité. Cependant, les syndicats favorisent la propagation de l'information à sens unique, que ce soit par email, SMS ou des newsletters, ou à travers leurs portails Web. Ceux-ci manquent encore d’interaction, de participation et de collaboration. Nous croyons donc qu'il serait utile et souhaitable de développer une solution technologique qui favorise la participation structurée et la communication multidirectionnelle (asynchrone et synchrone) entre les syndicats, leurs membres et d'autres intervenants de l'éducation, en un seul endroit, neutre et réglementé afin de réduire l'écart de communication identifié et de renforcer la relation entre ces acteurs clés. Ainsi, nous proposons une plateforme de médiation numérique conçue pour rassembler les différents acteurs dans un espace délibératif partagé, basée sur un modèle conceptuel et la preuve correspondante de concept afin de faciliter la communication entre les syndicats d'enseignants et la société civile en général. Nous croyons que cette proposition peut enrichir les portails des syndicats d'enseignants avec des fonctionnalités innovantes et, par conséquent, contribuer à renforcer les relations entre les syndicats et la communauté éducative et de promouvoir la participation de toutes les parties prenantes dans le processus de l'éducation. La preuve de concept de cette étude, une plateforme de médiation numérique avec support pour la communication synchrone et asynchrone bidirectionnelle, a été adaptée au contexte des syndicats d'enseignants à travers dix expériences d'utilisation appliquées à la Fédération nationale des enseignantes (FENPROF) et au Syndicat de la Région Centre (SPRC), avec la participation d'autres acteurs, tels que les syndicats membres de la FENPROF et d'autres syndicats d’enseignants, les représentants des municipalités et des entreprises, les associations des parents, les politiciens et la société civile. Cette étude présente les résultats obtenus par l'utilisation d'expériences, ceux-ci sont analysés et discutés en accord avec le modèle proposé à ce qu’on appelle sphère de participation et, ainsi, on recommande aux syndicats pour qu’ils soient des organisations plus dynamiques et deviennent des entités connectées.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas e Tecnologias da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10284/4716
Aparece nas colecções:FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseFinal.pdf7,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.