Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4715
Título: Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário
Autor: Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento
Orientador: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: A moda e o vestuário constituem um certo retrato de uma sociedade, que ao longo dos tempos vão absorvendo e espelhando as evoluções dessa mesma comunidade. Mas esta é, também, uma área de atividade de extrema importância em Portugal, com casos de sucesso como as marcas Parfois, Fly London e Aerosoles. O comportamento dos consumidores, perante a moda e o vestuário, pode ser explicado através de diversas variáveis, algumas das quais analisadas nesta tese. Neste contexto, o presente trabalho, que pretende analisar os contextos, hábitos e motivações dos consu-midores portugueses de produtos de moda e vestuário, assume, de facto, três objetivos específicos: - Em primeiro lugar, pretende-se analisar os contextos de consumo de produtos de moda e vestuário, e, neste sentido observar as tipologias de vestuário, os espaços comerciais e as principais marcas comercializadas em Portugal, em concreto nos centros comeciais; - Em segundo lugar, procura-se realizar uma análise dos hábitos e principais motivações dos consumidores numa perspetiva panorâmica e compreensiva do mercado; - Finalmente, e com base num modelo previamente construído - “Consumer Style Inven-tory” de Sproles e Kendall (1986) – pretende-se apurar quais os principais hábitos de consumo e principais motivações que levam às decisões de compra, assim como identi-ficar segmentos de consumidores com base nestas atitudes. Estes três objetivos específicos ditam, de certa forma, a estrutura da presente tese, uma vez que cada um deles constitui o ponto de partida para um estudo empírico. Os resultados obtidos nesta investigação permitem traçar um retrato de algumas das variáveis importantes relativas aos contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses deste tipo de produtos, assim como fazer uma proposta de segmentação de compradores.
Fashion and clothing constitute a portrait of a society, which throughout the ages are absorbing and reflecting the developments of that same community. But this is also an area of activity of extreme importance in Portugal, with success stories like the marks, Fly London Parfois and Aerosoles. The behavior of consumers, to fashion and clothing, can be explained by several varia-bles, some of which are analysed in this thesis. In this context, the present study aims to analyse the contexts, habits and motivations of consumers and fashion products Portu-guese clothing, assumes, in fact, three specific objectives: -Firstly, it is intended to analyse the contexts of consumption of products of fashion and clothing, and observe the types of clothing, commercial spaces and the main brands marketed in Portugal, specifically in comeciais centers; -Secondly, to carry out an analysis of the main motivations and habits of consumers in a panoramic perspective and understanding of the market; -Finally, and on the basis of a previously built model-"Consumer Style Inventory" of Sproles and Kendall (1986) – aims to ascertain what are the main consumption habits and main motivations that lead to buying decisions, as well as identify customer seg-ments based on these attitudes. These three specific objectives dictate, to some extent, the structure of this thesis, since each.
Mode et vêtements constituent un portrait d'une société, qui au cours des âges sont ab-sorbant et reflétant l'évolution de la situation de cette même communauté. Mais c'est aussi une zone d'activité d'une extrême importance au Portugal, avec des histoires de réussite comme les marques, Fly London Parfois et Aerosoles. Le comportement des consommateurs, à la mode et de vêtements, peut s'expliquer par plusieurs variables, dont certaines sont analysés dans cette thèse. Dans ce contexte, la présente étude vise à analyser les contextes, les habitudes et les motivations des con-sommateurs et des vêtements portugais de produits de mode, suppose, en effet, trois objectifs spécifiques : -Tout d'abord, il est prévu d'analyser les contextes de consommation de produits de mode et de vêtements et observer que les types de vêtements, les espaces commerciaux et les principales marques commercialisées au Portugal, plus précisément dans les co-meciais centres ; -D'autre part, de procéder à une analyse des principales motivations et habitudes des consommateurs dans un point de vue panoramique et compréhension du marché ; -Enfin et sur la base d'un modèle déjà bâti-"Consommateur Style Inventory" de Sproles et Kendall (1986) – a pour but de déterminer quelles sont les habitudes de consomma-tion principale et les principales motivations qui mènent à la décision d'achat, en plus d'identifier les segments de clientèle basées sur ces attitudes. Ces trois objectifs spécifiques dictent, dans une certaine mesure, la structure de cette thèse, étant donné que chaque.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Empresariais, especialidade em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10284/4715
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

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