Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4670
Título: Estratégia para a adopção da educação ambiental e promoção da saúde
Outros títulos: estudo de caso na Escola Secundária do Iº Ciclo nº 1118 “ Kasseque I” de Benguela
Autor: Lunga, Victória Nangueve Gomes Sassoma
Orientador: Cardoso, António
Palavras-chave: Educação ambiental
Estratégia
Saúde
Ensino
Environmental education
strategy
Health
Education
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: A educação ambiental e saúde, é um dos assuntos que tem tido merecido o debate académico e político nas últimas décadas. Considerando que ela é um instrumento de capacitação e sensibilização para a temática ambiental, as atividades aqui propostas recorrem de elementos pedagógicos lúdicos que provocam uma leitura da realidade socio ambiental. A fim de compreender esta nova filosofia para as instituições, assim como para todo o coletivo, o objetivo deste trabalho foi o de realizar um estudo de caso na escola secundária do I Ciclo nº1118 do Kasseque I na província de Benguela/Angola, onde podermos compreender as formas organizacionais, o método de implementação da gestão da educação ambiental, bem como o envolvimento do Director, funcionários e alunos nos processos de decisão e o conhecimento sobre a educação ambiental e saúde. O estudo evidenciou que Angola, em particular a escola em estudo, precisa de adoptar esta prática num curto espaço de tempo. O estudo mostrou ainda que a escola em estudo tem as maiores possibilidades de adoptar uma educação ambiental, aproveitando o número de funcionários, na combinação profissional dos seus professores, nos controles de qualidade de ensino até à motivação do início ao final da aula. Para obter os resultados, foram empregados diferentes métodos teóricos, empíricos e matemáticos – estatísticos, que servirão de base para elaborar a estratégia de educação ambiental e promoção da saúde dirigida à melhoria das condições da qualidade de vida do coletivo escolar. Este trabalho justifica-se pelo facto de ser a primeira investigação deste tipo a ser realizada na referida Escola. E, pelo facto de se apresentar como uma ferramenta para desenvolver hábitos e comportamentos adequados nos alunos, para que protejam o meio ambiente e a sua saúde na área em que vivem, ajudando-se, desta forma, a criar condições mais confortáveis no contexto escolar para o melhor aprendizado possível.
Environmental education and health promotion, is one of the issues that has been earned the academic and political debate in recent decades. Whereas it is a training tool and awareness of environmental issues, the activities proposed here use playful pedagogical elements that cause an environmental social reality reading. In order to understand this new philosophy for institutions, as well as for the entire group, the aim of this study was to conduct a case study in middle school I cycle nº1118 of Kasseque I in Benguela / Angola, where we can understand organizational forms, the implementation method of management of environmental education and the involvement of the Director, staff and students in decision-making and knowledge about environmental education and health. The study showed that Angola, in particular the school under study needs to adopt this practice in a short time. The study also showed that the school under study has the greatest opportunity to adopt an environmental education, taking advantage of the number of employees in the professional mix of their teachers in educational quality controls to motivation from beginning to end of class. To get the results, we employed different theoretical, empirical and mathematical methods - statistical, as a basis for drawing up the environmental education strategy and health promotion aimed at improving the conditions of the school community quality of life. This work is justified by the fact that it is the first research of its kind to be held in that school. And, in that it is present as a tool to develop proper habits and behaviors in students, to protect the environment and your health in the area in which they live by helping yourself in this way, to create more comfortable conditions in the school context for the best learning possible.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10284/4670
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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