Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4646
Título: De la réciprocité à la solidarité au quotidien
Outros títulos: Parcours sensible et performatif d’un renouvèlement du rapport à l’altérité
Autor: Rennie, Clency
Orientador: Berger, Ève
Gómez González, Luis Adolfo
Palavras-chave: Solidarité
Réciprocité
Processus
Écriture performative
Systématisation
Solidariedade
Reciprocidade
Processo
Escrita performativa
Sistematização
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Je tente, dans cette recherche, de comprendre en quoi et comment des expériences de réciprocité, ici dans un cadre dit extra-quotidien, permettent un renouvèlement potentiel des pratiques de solidarité. Le cadre théorique se déploie autour de trois concepts inclus dans la notion de solidarité : l’altérité, la réciprocité et la responsabilité. Ce mémoire s’inscrit dans une démarche d’inspiration phénoménologique et herméneutique, depuis une écriture performative, qui s’insère dans le courant de l’autobiographie comme méthode de recherche. Les résultats sont issus d’un processus de systématisation à visée interprétative et praxéologique. Ils mettent en lumière différents processus de réciprocité et leurs conditions favorisant l’émergence d’un geste de solidarité. Je propose finalement de questionner l’écriture performative utilisée ici comme espace de réciprocité potentiel.
Procuro, com esta pesquisa, compreender a dinâmica das experiências da reciprocidade entendidas num quadro extra-quotidiano que permitem uma renovação do potencial nas práticas de solidariedade. O quadro teórico desta mémoire desenvolve-se em torno de três conceitos contidos na noção de solidariedade : alteridade, reciprocidade e responsabilidade. Esta mémoire inscreve-se numa abordagem de inspiração fenomenológica e hermenêutica a partir de uma escrita performativa que se insere na corrente da autobiografia como método de pesquisa. Os resultados provém de um processo de sistematização com um intuito interpretativo e praxeológico, pondo em evidência múltiplos os processos de reciprocidade que favorecem a emergência de um gesto solidário. Permitem, de igual modo, revelar múltiplas condições que facilitam estes processos. Finalmente, proponho o questionamento da escrita performativa aqui utilizada, como um espaço de reciprocidade potencial.
Descrição: Trabalho de Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva
URI: http://hdl.handle.net/10284/4646
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado Clency Rennie Fevereiro 2015.pdf2,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.