Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4644
Título: Avaliação de Destinos Turísticos
Outros títulos: o Caso do Turismo de Natureza da Guiné-Bissau
Autor: Monteiro, Waldino Lenin
Orientador: Salazar, Ana
Palavras-chave: Turismo
Destino turístico
Natureza
Análise
Desenvolvimento
Guiné-Bissau
Tourism
Tourist destination
Nature
Development
Poverty
Employment
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: O turismo é considerado um motor de crescimento e um dos principais meios para o desenvolvimento económico e social de um país, contribuindo para a diminuição da pobreza através da criação do emprego para as famílias, sobretudo nos países em via de desenvolvimento. As potencialidades de desenvolvimento turístico de uma localidade são função dos seus recursos, mas o seu crescimento depende da capacidade de os valorizar e da criação de novos fatores de atracão. Neste sentido, esta dissertação visa analisar as potencialidades da Guiné-Bissau como um destino turístico, nomeadamente para o turismo de natureza. Em termos de metodologia, foi conduzido um estudo descritivo, através da aplicação de um questionário a 56 respondentes. Com base na análise dos dados recolhidos, foram elaboradas uma matriz PEST-E e uma matriz SWOT à Guiné-Bissau. Como conclusão final, verifica-se que o turismo, principalmente de natureza é considerado um elemento estratégico para ajudar a Guiné-Bissau a ultrapassar as grandes dificuldades que o afetam.
The Tourism is now considered a driver of growth and a major means for economic and social development of a country, contributing to poverty reduction by creating employment for families, especially in developing countries pathway. The tourist development potential of a locality are a function of resources but its growth depends on the ability of the value and the creation of new pull factors. In this sense, this work aims to analyse the potential of Guinea-Bissau as a tourist destination, especially nature tourism. In terms of methodology, a descriptive study was conducted through a questionnaire to 56 respondents. Based on the analysis of the data collected were prepared one-PEST and SWOT matrix and a matrix to Guinea-Bissau. As a final conclusion, it appears that tourism, especially nature is considered a strategic element to help Guinea-Bissau overcome the great difficulties that affect it.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10284/4644
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
WLENIN.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.