Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4522
Título: Grupo de pares, factores de vulnerabilidade e inserção em “gangues”
Autor: Ferreira, Nuno
Orientador: Matos, Marta
Palavras-chave: Adolescência
Delinquência Juvenil
Pares
Factores de risco
Factores de protecção
Gangues
Adolescence
Juvenile Delinquency
Peer
Risk Factors
Protection Factors
Gangs
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: A Adolescência é uma idade controversa que se caracteriza essencialmente pela busca de uma identidade, cujo papel do grupo de pares é extremamente importante. No entanto, o papel deste grupo de pares, pode ter uma influência negativa, contribuindo para que o jovem adopte comportamentos desviantes e delinquentes. A delinquência juvenil, é um dos grandes problemas a nível social, pois este incorpora uma variedade de comportamentos, que são influenciados por uma série de factores, os chamados factores de risco e os factores de protecção. O grupo de pares, o consumo de drogas, a impulsividade, e as famílias destruturadas são os principais factores de risco que levam o jovem a delinquir, bem como, a entrar em gangues juvenis. Este trabalho propõe assim, a criação de um Plano de Prevenção a nível escolar, que será realizado junto de alunos sinalizados com problemas de comportamentos de risco e de condutas de pares desviantes, bem como das famílias destes, de forma a fazer com que os jovens se consciencializem dos problemas e consequências que a entrada para um gangue tem para a vida futura, tendo também como objectivo evitar este tipo de situações de diminuir os factores de risco, aumentando os de protecção.
Adolescence is a controversial age characterized by the search of identity, in which the role of peer group is extremely important. However, this role of peer group can have a negative influence, helping the young to adopt deviant and delinquent behavior. Juvenile Delinquency is one of the biggest social problems, as it incorporates a variety of behaviors that are influenced by numerous factors, so called risk factors or protection factors. The peer group, drugs consumption, impulsivity and non-structured families are the main factors that lead a young into delinquency, as well as youth gangs.Thus, this work proposes the creation of a prevention plan on scholar level, which should be conducted among flagged students with risky behaviors and deviant peer behaviors, as well as the families of these in order to make young people become aware of the problems and consequences of the entry into a gang has for their future life, and also aiming to avoid such situations to reduce the risk factors, increasing the protective ones.
Descrição: Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciado em Criminologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/4522
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projecto de Graduação Nuno Ferreira nº25840.pdf674,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.