Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4503
Título: Crianças e jovens institucionalizados
Outros títulos: o desafio da inclusão escolar
Autor: Costa, Liliana Morais da
Orientador: Santos, Paula Mota
Palavras-chave: Instituição
Escola
Crianças e Jovens
Estigma
Institution
School
Children and Youth
Stigma
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Portugal ainda apresenta um número considerável de crianças e jovens em situação de acolhimento. Deste modo os lares de acolhimento são uma realidade que não pode ser ignorada, tendo em conta as suas vertentes social e educativa. Perante esta situação a Instituição de acolhimento e a Escola tornam-se os agentes de socialização destes jovens e, consequentemente os principais transmissores de educação, valores e competências, para isso, é necessário que ambas as instituições trabalhem em conjunto. Assim, dada a importância que estas duas Instituições (Escola e Lar) têm para estas crianças e jovens, elaborou-se um estudo qualitativo para perceber quais os desafios da inclusão destas crianças e jovens no meio escolar. Neste estudo a amostra foi constituída por 10 jovens do sexo masculino do Lar D. Maria Pia/ S. José, Ponte de Lima, distribuídos por diferentes anos de escolaridade na Escola EB 23 António Feijó de Ponte de Lima; foram também participantes quatro diretores de turma destes mesmos jovens. Os instrumentos utilizados neste trabalho de investigação foram: a pesquisa documental (processos socioeducativos); a entrevista (aos diretores de turma); a observação participante (durante o estágio) e a observação não-participante (na escola). Para a análise das entrevistas foi escolhida a análise de conteúdo relacional proposta pela Universidade do Colorado, USA. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que todos os jovens do estudo se encontram perfeitamente integrados na escola, contudo não se encontram todos incluídos. Este facto deve-se essencialmente ao fator tempo, ou seja, ao tempo de permanência na escola. Também se pode apurar que a comunicação existente entre Lar e Escola necessita de ser reforçada.
Portugal still presents a considerable number of children and youth at host. Thus the foster homes are a reality that can not be ignored, given their social and educational aspects. In this situation the host institution and the School become the agents of socialization of these young people and consequently the main transmitters of education, values and skills for this, it is necessary that both institutions to work together. Thus, given the importance that these two institutions (School and Home) have for these children and young people, was conducted a qualitative study to understand what challenges the inclusion of these children and young people in schools. In this study, the sample consisted of 10 young males from Home D. Maria Pia / S. José Ponte de Lima, spread across different school years at School 23 EB Antonio Feijo Ponte de Lima; participants were also four directors of these same young crowd. The instruments used in this research were: documentary research (socio process); the interview (the directors of the class); participant observation (during internship) and non-participant observation (in school). For the analysis of the interviews was chosen relational content analysis proposed by the University of Colorado, USA. The results obtained in this investigation showed that all young people in the study are seamlessly integrated into the school, yet they are all included. This is mainly due to the time factor, ie, the time spent in school. You can also determine that the communications between Home and School needs to be strengthened.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau Licenciada em Serviço Social
URI: http://hdl.handle.net/10284/4503
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Graduação - Finalizado.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.