Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4467
Título: A competência no reconhecimento da expressão facial da emoção
Outros títulos: estudo empírico com crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo
Autor: Correia, Ana Sofia Guimarães
Orientador: Freitas-Magalhães, A.
Palavras-chave: PEA
Expressão facial da emoção
Reconhecimento
Estímulo facial bidimensional
Estímulo facial tridimensional
ASD
Facial expression of emotion
Recognition
Dimensional facial stimulus
Three-dimensional facial stimulus
TSA
L’expression faciale de l’émotion
Reconnaissance
Stimulus faciale bidimensionnel
Stimulus faciale tridimensionnelles
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: O reconhecimento emocional através da expressão facial constitui uma importante competência social que potencia o indivíduo a responder de forma adequada ao meio, sendo um dispositivo de comunicação no relacionamento com o mundo e com os outros. Os indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) revelam défices a este nível, evidenciando dificuldades na cognição social com implicações negativas no funcionamento interpessoal e social. Nas últimas décadas, o recurso mais utilizado para avaliar objetivamente o reconhecimento de expressões faciais da emoção, tem sido a fotografia. Contudo, o progresso da tecnologia tem permitido a utilização de imagens criadas em laboratório na investigação e promoção desta competência. No sentido de percebermos a vantagem da utilização de imagens tridimensionais na avaliação e no desenvolvimento de programas específicos de promoção de competências relacionadas com o reconhecimento da expressão facial da emoção junto da população com PEA, desenvolveu-se o presente estudo. O principal objetivo deste trabalho consiste em comparar a eficácia do reconhecimento de emoções através de expressões faciais laboratoriais e expressões faciais reais. Participaram no estudo 38 crianças e jovens com Síndrome de Asperger (SA) e Autismo de Elevado Funcionamento (AEF), aos quais foram aplicadas três tarefas com imagens e vídeos fornecidos pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), para avaliação do reconhecimento emocional, e as Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português (PALPA-P), para avaliação das competências linguísticas. Os resultados sugerem que os indivíduos são mais eficazes no reconhecimento de estímulos tridimensionais e dinâmicos e de expressões faciais femininas. As emoções mais facilmente identificadas são a cólera e a surpresa. Verifica-se uma correlação positiva entre o reconhecimento emocional e a idade e a capacidade linguística dos participantes. A acrescentar que, variáveis como o diagnóstico clínico e a escolaridade interferem no reconhecimento de emoções. Os dados obtidos poderão ser úteis na preparação de métodos terapêuticos adequados à população com PEA. Programas de intervenção desenvolvidos com recurso ao computador e às novas tecnologias poderão constituir uma mais-valia na promoção de competências ao nível do reconhecimento da expressão facial da emoção nestes indivíduos, proporcionando a execução de tarefas mais aproximadas à experiência real.
Emotional recognition of facial expression constitutes an important social skill that potentiates the individual to respond appropriately to the surrounding space, being a communication device in the relationship with the world and with others. Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) show deficits at this level, evidencing difficulties in social cognition with negative implications for interpersonal and social functioning. In recent decades, the most common objective measurement to evaluate recognition of facial expressions of emotion has been the photograph. However, emergent technology has allowed the use of images created in laboratory settings that can be utilized in research and promotion of this competence. A study was designed to explore potential advantages of using three-dimensional imaging in the evaluation and development of programs to promote facial expression recognition skills in ASD populations. The main objective of this work is to compare the efficacy of recognizing emotions through laboratorial facial expressions and real facial expressions. In the study 38 children and young people with Asperger Syndrome (AS) and High Functioning Autism (AEF) participated. These subjects were given three tasks with images and videos provided by the Facial Emotion Expression Lab (FEELab) to evaluate emotional recognition, Evaluation Tests of Language and Aphasia in Portuguese (PALPA-P), and to evaluate language skills. The results suggest that individuals are more effective at recognizing three-dimensional and dynamic stimuli and female facial expressions. Anger and surprise were the most easily identified emotions. A positive correlation existed between emotional recognition, age, and the participants’ language skills. Additionally, variables such as clinical diagnosis and scholarity interfere in the recognition of emotions. Obtained data may be useful in the preparation of therapeutic methods appropriate for population with ASD. Intervention programs developed using the computer and new technologies may be an advantage in promoting skills in the recognition of facial expression of emotion in these individuals, providing the execution of tasks as close to the real experience.
La reconnaissance émotionnelle par le biais de l’expression faciale est une compétence sociale importante qui permet à l’individu de répondre de forme approprié à un environnement, étant un dispositif de communication dans la relation avec le monde et avec les autres. Les individus atteints de troubles du spectre autistique (TSA) montrent des difficultés à ce niveau, ils mettent en évidence des problèmes de cognition sociale qui ont des conséquences négatives pour le fonctionnement interpersonnel et social. Au cours des dernières décennies, le moyen le plus utilisé pour évaluer objectivement la reconnaissance des expressions faciales de l’émotion a été la photographie. Cependant, les progrès technologiques ont permis l’utilisation d’images créées en laboratoire pour l’étude et la promotion de cette compétence. Cette étude a été développée avec l’objectif de comprendre les avantages de l'utilisation des images tridimensionnelles durant l’évaluation et le développement de programmes spécifiques de promotion de compétences liées avec la reconnaissance de l’expression faciale de l’émotion auprès de la population atteinte de TSA. L'objectif principal de ce travail est de comparer l'efficacité de la reconnaissance des émotions à travers les expressions faciale du laboratoire et les expressions faciales réels. 38 enfants et jeunes (adolescents) atteint du syndrome d'Asperger (AS) et d’Autisme de Haut Niveau de fonctionnement (AHN) ont participé à l’étude. Ils ont été soumis à trois tests avec des images et des vidéos fournies par le Laboratoire de l’Expressions Faciale de l’Emotion (FEELab), pour l’évaluation de la reconnaissance émotionnelle, et aux examens d’évaluation linguistique et de l'aphasie en portugais (PALPA-P), pour l’évaluation des compétences linguistiques. Les résultats suggèrent que les individus sont plus efficaces dans la reconnaissance des stimuli tridimensionnels et dynamiques et des expressions faciales féminines. Les émotions les plus facilement identifiables sont la colère et la surprise. Il existe une corrélation positive entre la reconnaissance émotionnelle et l’âge et la capacité linguistique des participants. De plus, des variables comme le diagnostic clinique et la scolarité interviennent dans la reconnaissance des émotions. Les données obtenues pourront être utiles pour la préparation des méthodes thérapeutiques adéquates à la population atteint de TSA. Les programmes d’interventions développés utilisant l’ordinateur et les nouvelles technologies pourront constituer une plus-value pour la promotion de compétences au niveau de la reconnaissance de l’expression facial de l’émotion pour ces individus, visant l’application de tâches plus proches de l’expérience réelles.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem, especialidade em Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico
URI: http://hdl.handle.net/10284/4467
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