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Título: Tomada de Decisão e Consumo de Moda e Vestuário
Outros títulos: um estudo junto dos consumidores jovens adultos portugueses
Autor: Pereira, Sandra Cristina Fernandes
Orientador: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta dissertação de mestrado faz uma análise das atitudes e comportamentos dos consumidores face aos produtos de moda e vestuário. Este é um sector atualmente importante, tornando assim pertinente o seu estudo ao nível académico no sentido de aprofundar o conhecimento e, no futuro, incrementar as decisões ao nível do marketing e comunicação. O objetivo principal deste estudo passa então por investigar o Comportamento do Consumidor e a realidade do consumo dos produtos de moda e vestuário. Mais concretamente pretende-se analisar um conjunto de variáveis ligadas a este fenómeno no processo de tomada de decisão: procura de preços baixos; procura de qualidade; fidelidade à marca; procura de novas tendências; consumo hedónico; confusão perante a oferta; importância da marca e consumo impulsivo. Para esta análise recorreu-se a um instrumento “Consumer Styles Inventory - CSI” criado por Sproles e Kendall (1986), explora justamente estas vaiáveis e será um ponto de orientação neste trabalho. Portanto, pretende-se averiguar quais são as variáveis mais salientes no consumo de moda e vestuário junto dos jovens adultos. Após uma revisão de literatura sobre os temas em análise, é apresentada uma componente empírica baseada numa metodologia quantitativa e uma recolha de dados feita por questionário a uma amostra de jovens adultos portugueses. Seguidamente fez-se a análise dos dados e retiraram-se as principais conclusões. Concluiu-se que as variáveis mais salientes no consumo de moda e vestuário são: Procura de Preços Baixos, Procura de Qualidade, e Fidelidade à marca.
This study analyses the attitudes and behaviours of consumers in relation to clothing and fashion products. This is currently a very dominant sector and thus the academic study of this area is pertinent to obtain more in-depth knowledge that will assist decision-making in the areas of marketing and communications in the future. The main aim of this study is to investigate Consumer Behaviour and the current reality in the consumption of fashion and clothing items. More specifically, a set of variables linked to this phenomenon in the decision making process: the demand for low prices; demand for quality; brand loyalty, demand for new trends, hedonic consumption; consumer identity – the need for self-expression; consumer confusion, the importance of brands, compulsive shopping and the concern with the opinion of others. To carry out the analysis, Sproles and Kendal’s (1986) “Consumer Styles Inventory – CSI” was used as it examines these variables and is an orientating guideline for the investigation. As such, the objective is to ascertain which variables are more prominent in fashion and clothing consumption for young adults. Following the review of literature on the theme, empirical evidence is provided based on a quantitative methodology and the collection of data from questionnaires to a sample of young Portuguese adults. The data was then analysed and conclusions made. The results suggest that the demand for low prices, demand for quality and brand loyalty are the most important variables.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e Publicidade
URI: http://hdl.handle.net/10284/4432
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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