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Título: Questionário de avaliação do parâmetro “satisfação do utente” numa clínica pedagógica de Medicina Dentária
Outros títulos: ensaio Piloto
Autor: Frade, Natália da Maia
Orientador: Monteiro, Patrícia Manarte
Manso, M. Conceição
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: A avaliação da satisfação do utente, quando nos referirmos a parâmetros de qualidade nos sistemas de saúde, constitui um indicador com caráter multidisciplinar, cada vez mais indispensável na avaliação do desempenho dos sistemas de saúde e na administração dos cuidados prestados. Este ensaio piloto teve o propósito de desenvolver e testar um instrumento de medida da satisfação do paciente com a Medicina Dentária, no contexto de uma clínica pedagógica Universitária de Medicina Dentária e, adicionalmente, confirmar os principais indicadores de satisfação que o paciente reconhece quando forma a sua opinião sobre a assistência recebida. Um estudo transversal foi conduzido entre abril e julho de 2012. O questionário da satisfação dos utentes foi composto por 26 questões classificadas segundo uma escala de Likert. A amostra foi constituída por 268 pacientes adultos, 53,7% do sexo feminino, com uma média etária de 46,1 (±16,3) anos. A análise estatística descritiva e inferencial foi efetuada com recurso ao SPSS© vs21 (α=0,05). A comparação relativizada da satisfação medida em cada uma das 5 componentes de satisfação mostrou que em todas as componentes se atinge um grau de satisfação pelo menos Bom. Os pacientes mostraram estar significativamente mais satisfeitos (Muito Satisfeitos) com a questão de terem o problema resolvido (componente 5), seguindo-se, embora com um grau de satisfação entre Bom e Muito Bom mas significativamente mais baixo, a satisfação com qualidade do clínico e tratamento (componente 2). Com um grau de satisfação Bom a Muito Bom mas significativamente inferior aos dois anteriores aparece a componente que avalia o acesso à assistência e ao atendimento da rececionista (secretariado) e do pessoal de apoio (componente 1). Patient satisfaction is a multidimensional concept and is becoming an increasingly important indicator of quality of the health care systems. This pilot study aimed to develop and test an instrument to measure patient satisfaction with dental care in the context of a University Dental School Clinic, and additionally confirm the main indicators of satisfaction that patients recognize when they received dental care services. A cross-sectional study was conducted between April and July 2012. The Satisfaction questionnaire was composed of 26 questions rated with a Likert scale. The sample consisted of 268 adult patients, 53.7 % female, with a mean age of 46.1 (± 16.3) years. The descriptive and inferential statistical analysis was carried out using SPSS © vs21 (α =0.05). The relative comparison of measured satisfaction, in each of the 5 components of satisfaction, showed that in all the components a Good degree of satisfaction is achieved. Patients expressed to be significantly more satisfied (Very Satisfied) with the issue of having solved the problem (component 5), followed by a degree of satisfaction between Good and Very Good but significantly lower, satisfaction with quality of clinical processing and treatment (component 2). With a degree of satisfaction Good to Very Good but significantly lower than the previous two components appears the component that addresses access to care, care of the receptionist and support staff (component 1).
Descrição: Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
URI: http://hdl.handle.net/10284/4360
Aparece nas colecções:FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado

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