Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4357
Título: Estudo das determinantes de Saúde Oral nas escolas da freguesia de Vila de Cucujães
Outros títulos: comparação dos conhecimentos e atitudes das crianças e Encarregados de Educação
Autor: Moreira, Marta Raquel de Oliveira Gírio
Orientador: Bulhosa, José Frias
Manso, M. Conceição
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Os hábitos em saúde oral constroem-se desde cedo, na infância. Com este estudo, pretendeu-se compreender o papel da família na transmissão de conhecimentos sobre saúde oral e a necessidade de futuras ações de promoção para a educação em saúde. Participantes e Métodos: Realizou-se um estudo de observação transversal com aplicação de 2 questionários, um dirigido a crianças e outro aos respetivos Encarregados de Educação. Foram avaliados os conhecimentos e comportamentos de 156 crianças e 156 responsáveis. Ambos os questionários foram preenchidos anonimamente e só participaram do estudo aquelas crianças cujos responsáveis concordassem com a metodologia explicitada no consentimento informado. As crianças responderam na sala de aula e levaram o questionário dos Encarregados de Educação para casa, tentando, desta forma, minimizar as interferências nas respostas. A população escolhida para o estudo foi a da freguesia de Vila de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, por ser a área geográfica de que a autora constitui naturalidade. Os dados foram submetidos a uma análise estatística no software IBM® SPSS®, versão 22.0. Resultados: Na avaliação aos Encarregados de Educação, verifica-se que estes são preocupados com a saúde oral das crianças e que a maioria visita o médico dentista. No entanto, apesar de afirmarem ajudar as crianças com a escovagem dentária, as mesmas não corroboram a afirmação dos responsáveis. Na avaliação às crianças, elas mostram conhecimentos sobre comportamentos em saúde oral, mas a maioria afirma visitar o dentista por necessidades de tratamento. Consomem doces (algumas crianças, mais de duas vezes por dia) e uma percentagem considerável não sabe quais as causas de cárie dentária e como a evitar. Conclusão: A educação para a saúde oral é uma das tarefas principais dos pais (ou Encarregados de Educação) durante a infância da criança. Também as escolas podem servir de apoio na educação, orientando a criança durante o período letivo. Para além dos programas escolares, são necessárias mais ações de formação em saúde oral, quer para as crianças quer para os seus responsáveis e cuidadores. Oral health habits are built early in childhood. In this study we want to understand the role of family in building knowledge about oral health and the need for future actions in promoting health education. Participants and Methods: A cross-sectional observational study was made with 2 surveys: one for children and other for children’s parents / responsables. Knowledge and behaviors of 156 children and 156 caregivers were evaluated. Both surveys were answered anonimously and only by the children which parents have signed a document giving permission for that. Children answered in classroom and took parents’ survey to home trying to minimize interference in answers. The population’s geographical area is Vila de Cucujães which belongs to the council of Oliveira de Azeméis and it was chosen because it is where the author was born. The data collected in this study was submited to statistical analysis using the software IBM® SPSS®, version 22.0. Results: Regarding parents’ evaluation we found that they are worried with the oral health of their children and that the most of them goes to the dentist with their child. They say that they help their children brushing their teeth but children do not agree with that. Regarding children’s evaluation they show knowledge about oral health but most of them visits dentist by treatment needs. They eat sugars and sweets (some children eat them more than twice a day) and a lot of them don’t know the causes of carie and how to avoid it. Conclusion: Oral’s health education is one of the main tasks of parents or responsables during childhood. Also schools can provide support in education guiding the child during the school period. Besides the scholar programs there is a need for more actions in promoting oral’s health education for children and also for their parents and caregivers.
Descrição: Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
URI: http://hdl.handle.net/10284/4357
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