Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4308
Título: Contributos para o estudodo cinema português nas décadas de 1980 e 1990
Outros títulos: uma visão através da imprensa
Autor: Fino, Ágata Marques
Orientador: Barroso, Eduardo Paz
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: O objecto desta dissertação é o cinema, em particular o cinema português. A abordagem a esta actividade, enquanto parte da indústria cultural, fenómeno cultural e técnica interessa relacioná-lo com as condições de produção e recepção. Pensamos um filme com um valor, variável, no passado e no presente, do momento da sua pré-produção até à exibição. O cinema enquanto património assombra-nos e enquanto área profissional cativa-nos. As suas implicações na vida social, cultural e económica são tantas, e tão evidentes, quando o olhamos para lá do mero entretenimento. O que procuramos é recebê-los e ver como à sua estreia marcam, ou marcaram, pela positiva ou pela negativa, o seu público. Esta avaliação, quantitativa e qualitativa, apresenta-se em forma de números de espectadores e na imprensa. Procuramos entender o processo para além das suas questões estéticas. Partiremos das questões da produção, porque são a sua base técnica, o seu interior. Mas o filme só existe para o exterior e é nesse sentido que pretendemos contribuir para o estudo do cinema português dos anos de 1980 e 1990 tentando verificar qual o papel das condições de produção no sucesso dos filmes, que pelo número de espectadores, marcaram a nossa cinematografia e de como ela é vista na imprensa, que também integra a indústria da cultura.
The purpose of this dissertation is cinema, the Portuguese cinema. The approach to this activity as part of the cultural industry, technical and cultural phenomenon interests us, and its relation towards the conditions of production and reception. We approach the movie as a variable value, in the past and the present, from the time of its pre-production to exhibition. The film as heritage haunts us and while a professional area captivates us. The implications for our social, culturaland economic life are so many and so obvious when we look it beyond mere entertainment. We seek to receive it and see how the release mark, or marked, positively and negatively, the audience. The study presents quantitative and qualitative dimensions, from the numbers of spectators and the news at the press. We seek to understand the process beyond its aesthetic issues. We present issues of production, because they are a basic technique, in its interior. But the film only exists to the outside and that is what we intend by contributing to the study of Portuguese cinema from the 1980s and 1990s, trying to understand what is the role of production on the success of the films, from the number of spectators, how the movie marked our cinematography and how it isseen by the press, as part, too, of the culture industry.
L'objectif de cette thèse est le cinéma, le cinéma portugais. C'est une approche de l’activité dans le cadre de l'industrie culturelle et technique, comme phénomène culturel et se rapportent aux conditions de production et réception. Nous pensons un film avec une valeur variable, passé et présent, de la pré-production à la diffusion. Le film en tant que patrimoine nous hante et nous domaine comme professionnel. Les implications dans la vie sociale, culturelle et économique sont si nombreuses et si évidents lorsque nous regardons au-delà du simple divertissement. Ce que nous recherchons les reçoit et voyons comment ses débuts marque, positive ou négativement, le auditoire. Cet examen, quantitatif et qualitatif, est présenté sous la forme de nombre de spectateurs et de la vue de la presse. Nous cherchons à comprendre le processus au-delà de ses enjeux esthétiques. Nous laissons les questions de production, car ils sont technique de base, son intérieur. Mais le film n'existe que pour l'extérieur et c'est ce que nous avons l'intention de contribuer à l'étude du cinéma portugais des années 1980 et 1990, pour essayer de trouver quel est le rôle des conditions de production sur le succès des films, que par le nombre de spectateurs, a marqué notre cinématographique et comme tel, il est considéré dans la presse, qui intègre également la culture de l’industrie.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Informação, especialidade em Comunicação Audiovisual
URI: http://hdl.handle.net/10284/4308
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

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