Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4292
Título: Gestão Democrática
Outros títulos: políticas da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (2007-2009)
Autor: Teixeira, Petronília
Orientador: Gaio, Sofia
Palavras-chave: Gestão democrática
Políticas públicas
SEDUC
Democratic Management
Public policies
Gestion Démocratique
Politiques publiques
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho aborda a Gestão Democrática: políticas públicas educacionais da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (2007-2009). Busca investigar as políticas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí – SEDUC na implementação da prática de uma gestão democrática no ensino médio de Teresina, nos níveis macro e micro. É uma pesquisa qualitativa com ênfase no método fenomenológico, fundamentado na “fenomenologia” de Edmundo Husserl, focalizada no discurso de Triviños (1987). Assim, apresenta-se um estudo descritivo, uma vez que se pretende “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987, p. 110). Utilizaram-se como técnicas para a coleta de dados desta pesquisa a entrevista semiestruturada e a observação livre, fundamentadas e validadas nas discussões dos autores: Gil (1999); Triviños (1987) e nas autoras Marconi e Lakatos (1996). É um estudo focado na liderança, na autonomia administrativa, pedagógica e financeira, na participação propriamente dita (partilha do poder), na tomada de decisões, na função pedagógica e social, na competência técnica, humana e política, na participação coletiva e efetiva da comunidade escolar na organização do trabalho escolar, com ênfase no Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE/Escola, no Projeto Político Pedagógico – PPP, no Plano Anual de Trabalho – PAT; na instituição e no fortalecimento de colegiados, tais como: Conselho Escolar, Conselho de Pais e Comunitários, Grêmios Estudantis e outros equivalentes, bem como no processo de eleição para diretor da escola, através do envolvimento dos sujeitos da pesquisa na implementação das políticas públicas educacionais no ensino médio de Teresina, nos níveis macro (Gerência do Ensino Médio – SEDUC) e micro (escolas) de Teresina. Esta pesquisa está distribuída em quatros capítulos. Os três primeiros focam mais a fundamentação do estudo, o último capítulo, fundamentado nos três anteriores, trata em responder à pesquisa. Procurou-se buscar neste estudo respostas para novos desafios educacionais e como trabalho científico. Espera-se subsidiar o processo de participação ativa de todos que atuam na educação e que sirva de referência para a fundamentação de outros trabalhos de pesquisa. Como proposta, deverá ser avaliada pelo poder público e organizações educacionais. Partindo daí, poderá guiar a reflexão e a atuação dos gestores educacionais na implementação da prática de uma gestão democrática nos sistemas de ensino e nas escolas.
This study addresses the Democratic Management: public educational policies of the State Department of Education of Piauí (2007-2009). It aims to investigate the policies of the State Department of Education and Culture of Piauí - SEDUC in implementing the practice of democratic management in the schools of Teresina, at macro and micro levels. It is a qualitative research with emphasis on the phenomenological method, based on the "phenomenology of Edmund Husserl, focused on the speech TRIVIÑOS (1987). To collect research data, semi-structured interviews and free observation were used as techniques , validated and grounded on the discussions of such authors as: Antonio Carlos Gil (1999); Triviños Augusto (1987) and the authors Marina de Andrade de Marconi and Eva Maria Lakatos (1996). The study is focused on leadership, administrative, educational and financial autonomy, participation itself (power sharing), in decision-making, in educational and social function, technical, human and political expertise, in collective and effective participation of the school community in school organization, with emphasis on the School Development Plan - PDE / School, in Educational Policy Project - PPP, in the Annual Work Plan - PAT; in the establishment and strengthening of collegiate forums such as: School Council, Council of Parents and Community, Student Unions and other equivalents and in the election process for school director, through the involvement of research subjects in the implementation of public policies in education in high school in Teresina, at the macro level (Management School - SEDUC ) and micro level (school) in Teresina. This research is distributed in four chapters. The first three focus on the rationale for the study; the final chapter, based on the previous three, is to responding to search. This study sought answers to new educational challenges and, as a scientific work, it is expected to support the process of active participation of all those who work in education and serve as reference for the basis of other research. As a proposition, it should be evaluated by the government and educational organizations. And then, that it may guide the reflection and actions of educational managers in implementing the practice of a democratic management in education systems and schools.
Ce travail aborde la Gestion Démocratique : les politiques publiques de la Secretairie d’ Education du Piauí (2007 - 2009). Il a pour but investiguer les politiques de la Secretairie de’Éducation et Culture de l’État du Piauí - SEDUC dans l’ implémentation de la pratique d’une gestion démocratique dans l’ enseignement intermédiare de Teresina, dans les niveaux macro et micro. C’est une recherche qualitative avec emphase dans le méthode phénoménologique, basée dans la <<phénoménologie>> de Edmund Husserl, focalisé dans le discours de TRIVIÑOS (1987). Il a utilisé comme techniques de collection de dés de cette recherche entrevues semi-structurés et la observation libre, basées et validées dans les discussions sur les auteurs: Antonio Carlos Gil (1999) ; Augusto Triviños (1987) et sur les auteurs Marina de Andrade de Marconi et Eva Maria Lakatus (1996).C´est un étude concentré dans la liderance, dans l’autonomie administrative, pédagogique et financières, dans la partitipation elle-même dit (partage du pouvoir) , dans la prise de decícions, dans la fonction pédagogique et sociale, dans la compétence tecnique, humaine et politique, dans la participacion collectif et effectif de la communauté dans l’organisation du travail scolaire, avec emphase dans le Plan de Développement d’École - PDE/École, dans le Projet Politique Pédogogique - PPP, dans le Plan Annuel du Travail - PAT ; dans l’instituition et dans le renforcement collégiale , tels comme : Conseil Scolaire, Conseil de Parents et Communautaires, Comité de étudiants et autres équivalents et dans le procès d’élection pour directeur de l’école, à travers du éveloppement des sujets de la recherche dans la implementation de las politiques publiques éducationnelles dans l’enseignement intermédiare de Teresina, de niveaux macro et micro (écoles) de Teresina. Cette recherche est distribué en quatre chapitres. Le trois premières aborden surtout le foundement de l’étude ; le dernier chapitre, basé dans les trois antérieurs, s´occupe de répondre à rechercher. On a cherché dans cet étude réponses pour nouveaux défis educationnelles et, comme travail scientifique, on a le but de renforcer le procès de participation active de tout qu’agissent dans l’education et aider comme référence pour le fondement des autres travails de recherche. Comme proposition, il devra être évaluée par le pouvoir publique et organisations educationnelles et, aprés ça, qu´il puisse conduire la réflexion et la performances de les gerents educationnelles dans l´implementation de la pratique d’une gestion démocratique dans les systèmes d’enseignement et dans l’école.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte integrante dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Informação, especialidade em Marketing e Comunicação Estratégica
URI: http://hdl.handle.net/10284/4292
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

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