Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4289
Título: Arquitectura de Informação de Suporte à Gestão da Qualidade em Unidades Hospitalares
Autor: Freixo, Jorge Manuel da Rocha
Orientador: Rocha, Álvaro
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Competitividade e sustentabilidade estão intimamente ligadas à Qualidade e ao conceito de eficácia e eficiência. A competitividade só é alcançável quando existem processos e métodos de trabalho que permitam alcançar os objetivos definidos. A Sustentabilidade depende da capacidade da organização (re)definir rapidamente estes mesmos objetivos para dar resposta às mudanças constantes das necessidades e requisitos dos clientes. Assim, as organizações dependem delas próprias, devem procurar adquirir vantagem no mercado competitivo, atualizando os seus processos de negócio, melhorando os seus sistemas de informação. A Arquitetura de Informação (AI), permite às organizações um melhor conhecimento mas sobretudo facilita (ou não) a gestão. Fica mais simples reinventar processos, reformular procedimentos, estabelecer pontes e permitir a cooperação entre os vários atores de uma organização. A Gestão da Qualidade ocupa atualmente um lugar estratégico nas organizações, a par disso a utilização de ferramentas informáticas numa arquitetura de informação alinhada facilita o desafio de realizar mais com menos. Uma arquitetura de informação na gestão da qualidade que responda a requisitos da qualidade, padrões de exigência, normas de segurança e auxilie na gestão da organização, pode constituir um ativo diferenciador no mercado da saúde, cada vez mais concorrencial. As unidades hospitalares sentem as pressões para se reorganizarem e reestruturarem, melhorando o seu modo de funcionamento, de forma a obter mais eficiência. A existência de Arquiteturas de Informação pode assumir, por isso, também no contexto das unidades hospitalares, uma importância considerável. Este é o propósito deste trabalho: apresentar um modelo de Arquitetura de Informação de Suporte à Gestão da Qualidade em Unidades Hospitalares. O desafio é fundamentar o modelo, com um “olhar” cimentado no quotidiano e com espírito crítico. Por outro lado, a necessária pesquisa na literatura especializada, o referencial teórico a respeito dos sistemas e tecnologias da informação, o seu enquadramento com a Qualidade e o impacte nas organizações, facilita a compreensão das respostas (reações) dos profissionais de saúde, face à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Este trabalho reflete também a importância do envolvimento dos profissionais de saúde no desenvolvimento da Arquitetura de Informação, tornando-os, não como meros utilizadores das aplicações informáticas propostas, mas como elementos fundamentais na validação e reinvenção das soluções apresentadas.
Competitiveness and sustainability are closely connected to Quality and to the concept of efficacy and efficiency. It is only possible to achieve competitiveness when there are clear objectives, processes and work methods that allow reaching to the defined objectives. The Sustainability depends of the organization capacity to quickly (re)define this objectives giving response to the constant changes of client’s needs and requirements. In thus, the organizations depend of themselves, and should try to acquire advantage in the competitive market, updating their business processes, improving their information systems. The Information Systems architecture, allows to the organizations a better knowledge, but mainly simplify (or not) the management. Its simpler reinvents processes, reformulate procedures, establish bridges and allow the cooperation between several intervenient of an organization. The Quality Management currently occupies a strategic place in the organizations, alongside the utilization of the informatics tools in an align information architecture, facilitating the challenge of achieving more with less. An information architecture in the quality management that responds to the requirements of the quality, standard requests, security standards and helps in the management of the organization, could constitutes an differentiating active in health market, more and more competitive. The hospital units feel some pressures to reorganize and restructure themselves, improving their way of functioning to obtain more efficiency. The existence of Information System Architectures could assume a considerable relevance in the context of the Hospital units. This is the proposal: to present a model of Information System of Support Architecture to the Quality Management in Hospital units. The challenge is fundament the model with a “look” well established in everyday and with a critical spirit. In other way, the necessary research in specialized literature, the theoretical referential of the information and technologies systems, their framework with Quality and the impact in the organizations, facilitates the comprehension of responses (reactions) of the health professionals, face to the implementation of the Quality System Management. This study reflects the importance of the involvement of the health professionals in the development of Information Architecture, becoming not only informatics application users but fundamental elements in the validation and reinvention of the presented solutions.
La Compétitivité et la pérennité sont étroitement liés à la notion de qualité ainsi qu'à l'efficacité et l'efficience. La compétitivité est uniquement atteinte quand il y a des objectifs clairs, des processus et des méthodes de travail pour parvenir aux objectifs fixés. La durabilité dépend de la capacité que l'organisation a de (re)définir ces mêmes objectifs pour répondre aux besoins en constante évolution et aux exigences des clients. Ainsi, les organisations dépendent d'elles-mêmes, doivent chercher à acquérir un avantage concurrentiel dans le marché en mettant à jour leurs processus d'affaires, l'amélioration de leurs systèmes d'information. L'architecture de l'information (AI), permet aux entreprises d'améliorer leurs connaissances, mais surtout facilite (ou pas) la gestion. C'est plus simple de réinventer des processus, de réorganiser les procédures, de construire des ponts et de permettre la coopération entre les différents acteurs d'une organisation. La Gestion de Qualité occupe actuellement une place stratégique dans les organisations, conscient de ce que l'utilisation des outils informatiques dans l'architecture de l'information alignée facilite le défi de faire plus avec moins. Une architecture de l'information dans la gestion de la qualité qui répond aux exigences de qualité, aux normes de sécurité et qui facilite la gestion de l'organisation, peut être un facteur de différenciation active dans le marché de la santé de plus en plus concurrentiel. Les unités hospitalières sont contraintes de se réorganiser et de se restructurer, améliorer leur fonctionnement, afin d'obtenir plus d'efficience. L'existence d'Architectures d'Information peut supposer, par conséquent, également dans le contexte d'hôpitaux, d'une importance considérable. C'est le but de ce travail: présenter un modèle d’Architecture de l'Information de Support à la Gestion de la Qualité dans les Unités Hospitalières. Le défi consiste à fonder le modèle, avec un “regard” vers la vie quotidienne et un esprit critique. En outre, les recherches nécessaires dans la littérature, le cadre théorique sur les systèmes et technologies de l'information, leur encadrement dans la Qualité et l'impact sur les organisations, facilite la compréhension des réponses (réactions) des professionnels de santé, en raison de la mise en œuvre des Systèmes de Gestion de la Qualité (SGQ). Ce travail reflète également l'importance de la participation des professionnels de santé dans le développement de l'architecture de l'information, non pas comme des simples utilisateurs d'applications informatiques proposées, mais comme des éléments clés dans la validation et la réinvention des solutions présentées.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas e Tecnologias da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10284/4289
Aparece nas colecções:FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento

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