Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4288
Título: A transposição da cultura criativa das Escolas de Samba para o contexto organizacional, por meio da analogia inusual
Autor: Lucas, Anderson Pinto
Orientador: Campelo, Álvaro
Palavras-chave: Carnaval
Escolas de Samba
Organização
Criatividade
Inovação
Cultura Criativa
Ativadores Criativos
Analogia Inusual
Carnival
Samba Schools
Organization
Creativity
Innovation
Creative Culture
Creative Activators
Inusual Analogy
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta dissertação visa identificar os métodos criativos utilizados pelas escolas de samba para a construção de seus espetáculos, tendo em vista as características peculiares deste tipo de organização, permitindo a busca por referências de suas práticas criativas, desde a concepção até a sua aplicação, o que consiste na entrega do produto final, que é demonstrado para todo o seu público no dia do desfile. Apesar de serem significativamente pesquisadas na antropologia e sociologia, tais organizações não ganharam a devida atenção da administração para um estudo mais aprofundado. Porém vem despertando o interesse de grandes organizações públicas e privadas nas questões que envolvem a criatividade e inovação como forma de utilização dos conceitos e métodos criativos aplicados por essas agremiações, a fim de se tornarem mais competitivas em seu segmento de atuação. Em termos aplicativos, a pesquisa busca referências destes métodos criativos aplicados, por meio de conexões com os ativadores criativos, transpondo-os para o contexto organizacional.
This study aims to identify the creative methods used by the samba schools to build their spectacle, considering the unique characteristics of this type of organization which allowed me to get referrals from their creative practices, from design to implementation, consisting of the delivery of the final product that is shown to their audience during on their showing. Despite being significantly researched in anthropology and sociology, such organizations did not have had enough attention to administration for further study, but it has aroused the interest of large public and private organizations on issues involving creativity and innovation as a means of using creative concepts and methods applied by these associations in order to become more competitive in its segment. In terms of applications, the research seeks references these creative methods applied through connections with creative activators, transposing them to the organizational context.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Criatividade e Inovação
URI: http://hdl.handle.net/10284/4288
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAC_A_O_ANDERSON_LUCAS_MESTRADO_CRIATIVIDADE_E_INOVAÇÃ.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.