Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4280
Título: Absentismo escolar
Outros títulos: uma consequência individual ou do sistema familiar?
Autor: Cardoso, Sara Isabel Gomes de Sousa
Orientador: Sacau, Ana
Palavras-chave: Absentismo escolar
Supervisão parental
Escola
Truancy
Parental supervision
School
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: O absentismo escolar é uma temática complexa, sendo que ao contrário do que se pensa não consiste apenas na falta de assiduidade regular às aulas. Como será desenvolvido ao longo deste projecto existem várias explicações e causas do absentismo escolar passando as mesmas pela influência da família, da escola, dos grupos de pares e pelo meio social onde se encontram inseridos. É por isso uma temática complexa e multidimensional que afecta vários contextos da vida de um aluno. A supervisão parental consiste num conjunto de acções praticadas pelos pais com o objectivo de monitorizar as actividades desenvolvidas pelos filhos, sendo que tem uma acção preventiva no que diz respeito ao desenvolvimento de condutas antissociais na fase da adolescência. Desempenha um papel essencial no que diz respeito ao desempenho escolar dos filhos, na adopção de comportamentos sexuais seguros e tem influência na escolha do grupo de pares. O objectivo deste estudo é a avaliação da influência da supervisão parental no absentismo escolar, querendo especificamente perceber se ao existir um aumento de supervisão parental haverá uma diminuição da conduta absentista dos alunos. Este é um estudo que terá por base uma investigação de carácter misto, usando técnicas qualitativas e quantitativas, que será desenvolvido com alunos dos 12 aos 15 anos de idade que se encontrem inseridos numa escola básica. Este estudo desenvolver-se-á tendo como instrumentos dois inquérito por questionário e uma entrevista que permitirá analisar este fenómeno e perceber se existe a possibilidade de estabelecer uma relação entre a supervisão parental e o absentismo escolar como foi referido anteriormente.
The truancy is a complex theme, and contrary to what people can think is not merely the lack of regular class attendance. As will be developed throughout this project there are several explanations and causes of truancy since the influence of family, school, peer groups and the social environment in which they are inside. This is a complex and multidimensional theme that affects many areas of a student life. Parental supervision is a set of actions practiced by parents in order to monitor the activities of the children, and has a preventive action with regard to the development of antisocial behaviors in adolescence. Plays an essential role with regard to the academic performance of children in the adoption of safer sexual behaviors and influences the choice of the peer group. The purpose of this study is to evaluate the influence of parental supervision on school absenteeism, specifically wanting to understand if there is an increased parental supervision there will be a reduced absentee student conduct. This is a study that will be based on an investigation of mixed character, using qualitative and quantitative techniques, which will be developed with students from 12 to 15 years old who are placed in an elementary school. This study will be developed using two instruments inquiry by questionnaire and an interview that will examine this phenomenon and realize the possibility of establishing a relationship between parental supervision and truancy as mentioned above.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Criminologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/4280
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